Espumas voltam a aparecer no Rio Seco na Serra Dona Francisca semanas após o acidente
Segundo a Prefeitura Municipal de Joinville, na estação de tratamento de água do Cubatão não há espumas.
• Atualizado
Neste final de semana (17 e 18 de fevereiro) moradores da região da Serra Dona Francisca puderam ver, após três semanas do acidente envolvendo um caminhão carregado de produto tóxico, novamente espumas no Rio Seco.
Segundo a Prefeitura Municipal de Joinville, na estação de tratamento de água do Cubatão não há espumas. “As análises laboratoriais que a prefeitura continua fazendo desde o dia do acidente mostram que não há resquício do produto no rio”, afirma nota da assessoria.
Procurados pela redação do Portal SCC 10, a assessoria do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) explicou por meio de nota que a aparição da espuma se dá porque os resquícios do produto que ainda estão se decompondo no local, no solo, nas rochas e na vegetação estão se soltando. “O tempo estava muito seco e agora com a intensidade das chuvas os resquícios se soltam e voltam a aparecer, somado ao ambiente agitador do Rio que tem o fundo rochoso e a grande quantidade de quedas d’água das cachoeiras, também evidencia mais a espuma nestes locais”, afirma.
Leia Mais
Ainda segundo o IMA, já é possível notar a diminuição significativa da espuma, pois algumas galerias já estão com as águas limpas. “Ainda não é possível prever o término dessas aparições, mas acreditamos que com o volume das chuvas, haja diminuição da incidência da espuma no solo, vegetação, e rochas ao longo do Rio Seco”.
O Instituto segue acompanhando a ocorrência e aguarda os resultados dos laudos para poder pontuar essa dinâmica. Os monitoramentos da água também continuam sendo realizados pela Companhia Águas de Joinville – CAJ.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO