Cotidiano
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Cotidiano Compartilhar
Programa Novos Caminhos

Entidades promovem campanha para arrecadação de computadores no Oeste

Programa Novos Caminhos teve início em 2013 e visa contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Entidades promovem campanha para arrecadação de computadores no Oeste
Foto: Freepik (banco de imagens)

Fortalecer a inclusão digital nos serviços de acolhimento do Estado e possibilitar que crianças e adolescentes possam participar das aulas on-line. Esse é o objetivo de campanha para arrecadação de computadores e notebooks promovida pelo Programa Novos Caminhos, iniciativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) por meio da área de Responsabilidade Social, do Tribunal de Justiça (TJSC) e da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

De acordo com o vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, algumas instituições possuem apenas um computador para uso dos profissionais que atuam no local. “Por isso, reforçamos a campanha na região e convidamos as empresas para que abracem a causa e contribuam com a doação”, enfatizou. Santa Catarina possui 208 serviços de acolhimento, com aproximadamente 1.300 crianças e adolescentes.​ No oeste, são atendidos 29 jovens. “Qualquer doação é bem-vinda. Caso os equipamentos precisem de manutenção, será feita pelo SENAI”, acrescentou.

Schmitz enfatizou que o programa já auxiliou muitos adolescentes a ingressarem no mundo do trabalho e conquistarem a autonomia de uma vida digna e cidadã. Lembrou que Chapecó recebeu a turma piloto do programa que, atualmente, acontece em todo o Estado e integra o Movimento Santa Catarina pela Educação.

A finalidade do Novos Caminhos é desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos, que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.

Ao ingressarem no Novos Caminhos, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pelo Sistema FIESC, por meio do Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pela Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Após concluírem os módulos de capacitação, os jovens são encaminhados, ao seu tempo, ao mundo do trabalho. Para que esse processo ocorra de forma adequada e segura, o programa também prevê a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial, convidando-os a fazer parte da ação.

O Programa Novos Caminhos iniciou em 2013. É uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), junto à AMC, Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), FIESC, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/tags
block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais