Terceira maior usina solar de SC será inaugurada no IFSC
São mais de mil placas solares instaladas nos telhados do Câmpus Florianópolis-Continente e da Reitoria do IFSC
• Atualizado
Será inaugurada no próximo dia 26 de abril a terceira maior usina de geração de energia solar de Santa Catarina, localizada no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no bairro Coqueiros, em Florianópolis.
São mais de mil placas solares instaladas nos telhados do Câmpus Florianópolis-Continente e da Reitoria do IFSC e que vão gerar cerca de 370 kiloWatts-pico – suficiente para abastecer boa parte dos prédios durante o dia e a noite.
O evento acontecerá durante o 4º Mobisul – Congresso Internacional de Mobilidade, que tem como tema “Os desafios e oportunidades da mobilidade sustentável”.
Energia limpa
O investimento em energia limpa é uma tendência mundial em busca da sustentabilidade e uma forma de economia para famílias, empresas e instituições. No caso do Câmpus Florianópolis-Continente, que oferta cursos das áreas de Alimentos e Bebidas, Turismo e Eventos, a energia gerada será maior do que a consumida.
O responsável e fiscal técnico do projeto no IFSC, professor Rubipiara Cavalcante Fernandes, explica que a energia gerada durante o dia é utilizada no prédio e o excedente é injetado na rede da Celesc. “Isso vai gerar crédito de energia e pode ser utilizado depois para o que será consumido à noite, que vai vir da rede. Esse sistema é chamado net metering ou sistema de compensação de energia.”
Os créditos podem ser utilizados em até 5 anos. Como os serviços da Celesc continuarão sendo cobrados, a expectativa é reduzir a conta de luz do câmpus em até 80% e da Reitoria, em 50%.
Confira no vídeo da IFSCTV um pouco mais sobre o tema e também imagens aéreas da instalação. Podemos fazer a cessão de imagens, se necessário
Retorno financeiro
Espera-se que em quatro anos a economia nas contas de luz compense o investimento de R$ 1,3 milhão feito para aquisição dos kits de placas solares. A estrutura foi adquirida através do EnergIF – um programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo incentivar ações de eficiência energética e a geração de energia por meio de fontes renováveis na Rede Federal em instituições de todo país.
Outro objetivo do programa, segundo Rubipiara, é despertar o interesse da comunidade pela energia renovável com a redução da emissão dos gases poluentes.
“Com isso também queremos despertar no aluno o interesse em conhecer as formas de energia renovável”. Ele completa que o IFSC pretende desenvolver cursos para capacitar profissionais que possam trabalhar com as placas solares: “Com certeza no futuro vamos ter uma explosão nos postos de trabalho relacionados principalmente à geração solar.”
O IFSC tem hoje três câmpus mais a Reitoria com este tipo de energia e pretende ampliar a instalação de mini-usinas para todos os 22 câmpus até 2025.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO