Educação Compartilhar
Provas

Reaplicação do Enem 2023 começa nesta terça-feira

Além dos candidatos aprovados pelo Inep para a reaplicação, a prova será aplicada a pessoas privadas de liberdade ou que estejam sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Divulgação/Inep
Foto: Divulgação/Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reaplica, entre esta terça e quarta-feira (12 e 13), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. As provas serão aplicadas a partir das 13h30 (horário de Brasília) em todas as unidades da federação. 

Poderão realizar o exame os candidatos que solicitaram a reaplicação por problemas logísticos, falta de energia elétrica ou por terem sido alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição. O mesmo vale para aqueles que faltaram por por sintomas de doenças infectocontagiosas, como covid-19 ou tuberculose.

Além dos candidatos aprovados pelo Inep para a reaplicação, a prova será aplicada a pessoas privadas de liberdade ou que estejam sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). O exame será realizado em penitenciárias, cadeias públicas, centros de detenção provisória e instituições de medidas socioeducativas.

No primeiro dia do Enem será aplicada a prova de linguagens, ciências humanas e redação, com duração de 5 horas e 30 minutos. O segundo dia, por sua vez, contará com questões sobre ciências da natureza e matemática, com duração de 5 horas. Ao todo, serão 90 questões, que devem ser respondidas com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Para acessar a sala de prova, o participante deve apresentar, obrigatoriamente, a via original de documento de identificação oficial com foto. Também será aceita identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso de reconhecidos como refugiados. No momento da aplicação, não será permitido o uso de qualquer objeto eletrônico. 

Para que serve o Enem?

O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, permitindo que os candidatos concorram por vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas do governo federal, como Prouni, Fies e Sisu.

Os resultados ainda podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Ao todo, 51 instituições, incluindo universidades, institutos politécnicos e escolas superiores, aceitam as notas do Enem nos processos de admissão.

Neste ano, 3,9 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2023, número 13,1% superior em relação ao ano passado, quando as inscrições somaram 3,4 milhões. As primeiras provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, tendo 71,6% e 68% de participação, respectivamente. Mais de 2 mil pessoas foram eliminadas por cometerem infrações como portar equipamento eletrônico ou se ausentar antes do horário permitido.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.