Matrículas dos aprovados no Vestibular UFSC/IFSC iniciam nesta quinta
Confirmação da vaga deve ser feita de forma online no site da UFSC
• Atualizado
Começa nesta quinta-feira (12) o processo de matrícula dos aprovados no Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2023. Todos os candidatos classificados em cursos da UFSC, tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre letivo, devem realizar a matrícula em duas etapas, ambas online.
Conforme a UFSC, nessa primeira etapa todos os aprovados devem fazer a confirmação de interesse de matrícula pelo site simig.sistemas.ufsc.br. Após, devem emitir e salvar a negativa de matrícula (declaração de que não está matriculado em outro curso de graduação da UFSC ou de outra instituição pública de ensino superior no semestre de ingresso).
Já os classificados para o segundo semestre também devem informar se desejam antecipar seu ingresso para o primeiro semestre, no termo de opção disponível no site. Vale ressaltar que o candidato que tiver assinalado o termo de opção de ingressar no primeiro semestre e não assumir a vaga, quando convocado, perderá o direito de ingresso no curso.
O edital de remanejamento, com a lista dos candidatos que tiverem o ingresso antecipado para o primeiro semestre, será publicado em 14 de fevereiro. O último passo da etapa online é emitir e salvar o comprovante de matrícula com protocolo. Os documentos obtidos nesta etapa deverão ser assinados, com assinatura digital (se possuir certificado digital) ou impressos, assinados e digitalizados.
Os aprovados no IFSC devem entrar no site da instituição e acessar o cronograma e portarias de matrícula.
Validações das autodeclarações
De 12 a 16 de janeiro, os ingressantes pelas cotas do Programa de Ações Afirmativas também devem enviar as autodeclarações assinadas acompanhadas de todos os documentos necessários para a validação de cada autodeclaração (de pessoa com deficiência; de renda; e de indígenas ou de preto ou pardo – cota para PPI) e declaração de que cursou o ensino médio em escola pública, com os documentos necessários para a validação, em formato PDF. O envio é feito por este link.
Os formulários de autodeclaração podem ser acessados em validacoes-proafe.ufsc.br/formularios-2. A lista com a documentação de validação de renda está disponível no anexo II da portaria de matrícula.
A validação das autodeclarações será realizada até 10 de fevereiro, e o resultado será enviado por e-mail. Após o recebimento de suas autodeclarações deferidas pelas respectivas comissões, os candidatos deverão encaminhar a documentação para a coordenadoria do respectivo curso, na etapa documental.
Leia também:
UFSC E IFSC divulgam resultado do Vestibular Unificado 2023; confira
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO