Institutos Federais têm alta taxa de aprovação no Vestibular Unificado
Nove das dez primeiras escolas com maiores índices de aprovação no Vestibular Unificado são públicas; oito delas são federais e uma estadual
• Atualizado
O Instituto Federal Catarinense (IFC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foram as escolas de ensino médio de Santa Catarina com maior índice de aprovação no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024, considerando as escolas com mais de 30 estudantes inscritos.
O Câmpus São Bento do IFC obteve 53,13% de aprovação, enquanto o câmpus do IFSC que teve maior índice foi o Florianópolis, com 42,97%. Nove das dez primeiras escolas com maiores índices de aprovação são públicas; entre elas oito são federais e uma estadual. Confira os dez primeiros colocados abaixo:
- IFC São Bento – 53,13%
- IFC Blumenau – 48,21%
- IFC Luzerna – 47,62%
- IFC Rio do Sul – 43,75%
- IFSC Florianópolis – 42,97%
- Colégio de Aplicação da UFSC – 40,52%
- IFSC Joinville – 39,47%
- Curso e Colégio Criativo (Florianópolis) – 38,78%
- EEB Almirante Barroso (Canoinhas) – 37,5%
- IFSC Criciúma – 37,21%
Servidores das duas instituições comentaram positivamente os índices de aprovação dos Institutos Federais. “O foco do Ensino Médio do IFSC não é o vestibular. Priorizamos um ensino integral onde o estudante terá contato com o mundo do trabalho, mas também com as disciplinas da área de humanidades”, destaca o coordenador de Ingresso do Câmpus Florianópolis do IFSC, Valdeci Reis. “Todavia, nossos alunos têm prestado concursos, como o Vestibular Unificado, e têm obtido um ótimo desempenho, atestando que o ensino integrado é uma proposta curricular de vanguarda”.
O diretor interino do câmpus do IFC em São Bento do Sul, Alessandro Iavorsky também comentou o feito. “O foco na formação humana, em que abordamos temas importantes para a sociedade e questões ligadas à cidadania, enriquece a bagagem de conhecimento dos nossos estudantes. Há também a possibilidade de participar de ações de pesquisa e extensão já no ensino médio, que é um diferencial gigantesco, e que amplia a visão de mundo dos alunos. Esse ganho aparece quando um aluno nosso presta um vestibular, participa de uma olimpíada educacional ou no momento em que, ao sair para o mundo do trabalho, encontra seus desafios e dificuldades e consegue lidar muito bem com eles”.
Entre os estudantes aprovados, a opinião é semelhante — tanto que muitos decidem permanecer em seus Institutos de origem para fazer suas graduações. A técnica em Eletroeletrônica recém formada no IFSC em Joinville, Natálya dos Santos, escolheu continuar estudando na instituição. “Estou muito feliz pela minha aprovação, por poder estudar novamente na instituição, e principalmente por estar cursando Engenharia Elétrica no lugar que fez com que eu escolhesse esse curso”, comemora a estudante, que ficou em primeiro lugar na cota de egressos de escolas públicas para o curso do Câmpus Joinville.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO