Educação Compartilhar
Exame Nacional

Faltei o Encceja e agora? Saiba o que fazer se perdeu o exame

Prova foi realizada no dia 27 de agosto

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Ana Carla Sodré/Ascom/Inep/Divulgação
Foto: Ana Carla Sodré/Ascom/Inep/Divulgação

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 foi realizado no domingo, 27 de agosto. O prazo para participantes, que enfrentaram problemas logísticos ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera da aplicação, solicitarem a reaplicação se encerrou na última sexta-feira, 1º de setembro. Dessa forma será preciso esperar até o ano que vêm para realizar a prova.

Inscritos que não compareceram no dia prova precisarão justificar a falta para realizar o exame gratuitamente em 2023. Caso não tenham justificativa, será necessário ressarcir ao Inep o valor a ser divulgado no ano seguinte, mediante Guia de Recolhimento da União Cobrança (GRU), emitida por sistema próprio do Inep.

Encceja

Realizado pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o Encceja possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.

O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade da oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.