Educação Compartilhar
Retorno seguro

Escolas públicas da rede municipal de Joinville retornam as aulas presenciais

O retorno foi tranquilo, assim que chegavam nas escolas, os estudantes seguiram as recomendações sanitárias exigidas.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Prefeitura de Joinville
Foto: Prefeitura de Joinville

A Secretaria de Educação de Joinville retornou as aulas presenciais nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) nesta terça-feira (3). Voltaram às salas cerca de 1,5 mil alunos dos 9º e 5º anos, do 2º período da Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA).


O retorno foi tranquilo, assim que chegavam nas escolas, os estudantes seguiram as recomendações sanitárias exigidas. Mantiveram o distanciamento nas filas, respeitando as marcações, passaram pela aferição da temperatura e higienização das mãos. Nas salas de aula, algumas carteiras foram marcadas para não serem ocupadas para evitar a aproximação. Os alunos ficam sentados à distância. As aulas presenciais têm duração de apenas duas horas.


Distanciamento entre os alunos – Foto: Prefeitura de Joinville

O complemento da carga horária ocorre no sistema remoto, em que os alunos recebem as aulas via on-line ou podem recolher as tarefas físicas nas escolas e depois entregá-las para a correção.


A secretária de Educação, Sônia Fachini, acompanhou o retorno dos alunos em duas escolas, na Professora Lacy Luiza da Cruz Flores, no Itinga, e na Escola Prefeito Max Colin, no Iririú. Ela destacou a organização e segurança das unidades para o acolhimento dos alunos. Segundo ela, os pais que desejam que seus filhos retornem podem ficar seguros que vão encontrar as escolas com as medidas de segurança sanitária sendo praticadas para recebê-los com segurança.

Qualquer pessoa que esteja na escola e apresente sintomas vai receber todo o atendimento para o encaminhamento ao isolamento e orientação de onde procurar apoio.

Os pais não são obrigados a levar os filhos para a escola devido ao retorno presencial. A Secretaria e Educação está encaminhando às famílias um documento em que os responsáveis assinam um termo de compromisso o qual autorizam a oferta do sistema híbrido, com aulas presenciais e remotas, conforme as adequações do retorno.

Quem optar por não retornar presencialmente, deverá continuar realizando as atividades no modelo remoto. O protocolo com as regras sanitárias foi elaborado pela Secretaria de Educação, juntamente com os técnicos da Secretaria da Saúde para serem colocados em prática nas 87 escolas e nos 71 Centros de Educação Infantil da rede pública municipal.

Calendário de retorno – aulas presenciais:

A partir do dia 3 de novembro – alunos do 9º, 5º, 2º período da Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A partir do dia 9 de novembro – voltam os alunos do 1º período da Educação Infantil, 1º, 2º, 3º, 4º, 5º , 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.

A partir do dia 16 de novembro – crianças do Berçário 1 e 2 e do Maternal 1 e 2.

OBS: As datas de retorno só serão cumpridas se essa a matriz de risco permitir, dentro da classificação de índice Alto.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.