Cotidiano Compartilhar
Não perca

Eclipse parcial da Lua será visível em alguns estados brasileiros; confira quais

Moradores de seis estados brasileiros poderão acompanhar o fenômeno; eclipse será visível ainda em municípios de outros quatro estados

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Reprodução, via SBT News
Foto: Reprodução, via SBT News

Um eclipse parcial da Lua ficará visível neste sábado (28) para moradores dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte. O fenômeno também poderá ser visto em algumas regiões da Bahia, Maranhão, Piauí e de Minas Gerais. Quem não mora em um desses estados e quiser acompanhar o fenômeno, pode acompanhar por aqui.

O eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a sombra da Terra escurece a luz projetada pela lua. Isso ocorre em períodos quando o planeta está posicionado entre o satélite (lua) e o Sol e projeta a sombra de forma integral ou parcial, o caso deste sábado. Segundo a Nasa, agência espacial americana, o eclipse deve durar cerca de quatro horas e meia. 

Há dois tipos de sombra que a Terra pode projetar sobre a lua: a penumbra, que recebe luz do sol em alguns pontos e a umbra, que não recebe nenhum ponto de luminosidade. 

Em eclipses parciais, o que os moradores de algumas localidades do Brasil poderão acompanhar, a lua fica entre a região de umbra e penumbra. Quando ela fica posicionada na penumbra, temos o eclipse penumbral. O eclipse lunar total ocorre quando a lua está totalmente mergulhada na umbra. 

Eclipses
No mês de outubro, boa parte do Brasil pôde acompanhar acompanhar um eclipse solar, visível no dia 14 de outubro. 

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×