É falso que urnas foram apreendidas com votos preenchidos para Haddad; entenda
Mensagem já foi desmentida em 2018, quando Haddad concorreu à Presidência, e voltou a viralizar esse ano.
• Atualizado
FALSO | É falsa mensagem que voltou a viralizar pelo WhatsApp que afirma que quatro urnas eletrônicas foram apreendidas em Serafina Corrêa, no Rio Grande do Sul, em um carro particular preenchidas com votos para Fernando Haddad, candidato do PT ao governo de São Paulo. A informação falsa foi divulgada inicialmente em 2018, quando Haddad concorria à presidência da República, e amplamente desmentida por agências de checagem. As imagens compartilhadas retratam uma ação policial na região metropolitana de Manaus, em 2018, em que não houve apreensão ou constatação de fraude nas urnas, o que foi confirmado pelo TRE do Amazonas e pela Polícia Militar do estado.
O QUE FOI INVESTIGADO?: A mensagem afirma: “Acabou de dar agora na Odisseia FM 104.9 que a Brigada Militar de Serafina Corrêa apreendeu 4 urnas eletrônicas no carro de Thiago Feronato, dessas 3 urnas estavam preenchida com voto para o Haddad com pelo menos 81%. Repassem urgente, é um golpe contra Bolsonaro e um crime contra seus seguidores. #B17”.
Onde foi publicado: A imagem tem viralizado em grupos de WhatsApp.
Alcance da publicação: Não é possível contabilizar o alcance e impacto causados pela mensagem, já que o WhatsApp não registra para quantas pessoas uma mensagem foi encaminhada.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO