Bem-Viver Compartilhar
Teoria polêmica

Vulcão extinto pode “guardar o segredo” do descobrimento do Brasil; entenda

Vulcão extinto é o ponto do descobrimento? Controversa teoria desafia versão oficial sobre o descobrimento do Brasil.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Idema / Governo do Rio Grande do Norte
Imagem: Idema / Governo do Rio Grande do Norte

Um vulcão extinto no Rio Grande do Norte pode ser o berço do descobrimento do Brasil. Historiadores e pesquisadores brasileiros contestam versão oficial e defendem o Pico do Cabugi como o ponto de chegada de Cabral com as caravelas portuguesas.

Segundo reportagem do UOL, o Pico do Cabugi, um vulcão extinto, pode ter sido o local onde os navegadores avistaram terra pela primeira vez em 1500, e não o Monte Pascoal na Bahia, como se considera há alguns séculos.

Conforme a teoria dos pesquisadores, defendida por diversos estudiosos, incluindo o pesquisador Lenine Barros Pinto no livro “Reinvenção do Descobrimento”, de 2012, ele aponta que o Pico do Cabugi pode ser o verdadeiro Monte Pascoal descrito nos relatos históricos.

Portugueses viram primeiro o vulcão extinto?

A teoria de que o vulcão extinto Pico do Cabugi “guarda o segredo” do descobrimento do Brasil está ganhando força, mas ainda não é um fato histórico comprovado por unanimidade entre os pesquisadores.

Embora a versão oficial atribua o descobrimento a Pedro Álvares Cabral em 22 de abril de 1500 na Bahia, existem algumas evidências que sugerem que outros navegantes poderiam ter chegado ao Brasil antes dessa data.

O expedicionário Duarte Pacheco Pereira teria avistado a costa brasileira em 1498 e Vicente Yáñez Pinzón teria aportado em Pernambuco em 1500.

Novas pesquisas e análises dos relatos da época, como as realizadas pelo engenheiro civil Manuel Oliveira Cavalcanti em seu livro “1500: de Portugal ao saliente Potiguar”, reforçam a teoria do Cabugi.

Em 2000, uma expedição conjunta Brasil-Portugal refez a rota de Cabral, utilizando réplicas dos navios e equipamentos da época. Os resultados indicaram que, nas mesmas condições de 1500, os portugueses só conseguiriam chegar à terra firme no Rio Grande do Norte, na região de Touros, em 22 de abril.

Conheça o Pico do Cabugi

Localizado a cerca de 140 km da costa potiguar, o Pico do Cabugi, também conhecido como Serrote da Itaretama, se destaca por sua forma cônica preservada e altitude de 590 metros.

O local faz parte do Parque Ecológico Cabugi, um refúgio natural que atrai cada vez mais visitantes em busca de aventuras além das praias paradisíacas da região.

Vídeo: In The Wild Brazil

com informações do portal UOL

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.