Oktoberfest Blumenau: projeto sustentabilidade promove o plantio de novas árvores
Cerca de 30 mudas de árvores foram plantadas nas imediações do Parque Vila Germânica
• Atualizado
A 37ª Oktoberfest Blumenau vai muito além da tradição e da cultura germânica. A maior festa alemã das Américas também se destaca pelas ações de sustentabilidade e compensação ambiental. Na terça-feira (11), ocorreu o plantio de aproximadamente 30 mudas de árvores, na marginal da Rua Humberto de Campos, nas imediações do Parque Vila Germânica.
Ao todo, quatro mil árvores, totalizando 100 mil metros quadrados de plantio em áreas degradadas e urbanas, farão parte do Plano de Sustentabilidade da festa. Entre as espécies de árvores plantadas foram oito unidades de Canela, seis de Gerivá, quatro de Manacá, quatro Ipês e também duas espécies de Chal-Chal.
Uma das missões do projeto sustentabilidade é compensar cerca de um terço das quase 2 mil toneladas de CO2 que o evento gerou no ano de 2019. Além do compromisso com o plantio das árvores, a organização da 37ª Oktoberfest Blumenau pretende recolher 100% do óleo de cozinha utilizado nos pontos de alimentação da Vila Germânica e valorizar 100% do lixo gerado na Oktoberfest Blumenau.
Ações de divulgação junto ao público reforçam a importância do descarte correto e da reciclagem, complementando os esforços do projeto, que conta com uma equipe de engenharia ambiental durante todos os dias de festa.
Ao final da festa, um balanço socioambiental com os dados das ações será divulgado, o que é importante para definir estratégias de compensação do impacto ambiental das próximas edições da Oktoberfest Blumenau.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO