Cultura Compartilhar
Aprendizado

Músico russo desembarca no Musicarium em Joinville

Albert Skuratov retorna à cidade para preparar jovens músicos para turnê internacional

• Atualizado

Patryck Cachoeira

Por Patryck Cachoeira

Foto: divulgação/Musicarium
Foto: divulgação/Musicarium

Em uma intensa preparação para a primeira turnê internacional, estudantes do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira vão participar de uma imersão inédita. Até o dia o início de setembro, Albert Skuratov, violinista e maestro russo reconhecido mundialmente estará em Joinville.

Essa é a segunda vez que ele vem à cidade neste ano, para compartilhar as experiências com os estudantes.

Desta vez, o foco é preparar a Camerata de Cordas e o Grupo de Percussão para os espetáculos da primeira turnê internacional pela Europa, com repertório de música brasileira, previsto para 2024.

No roteiro estão Suíça, França e Alemanha, com apresentações em cidades-irmãs de Joinville, e promete ser uma experiência histórica.

Em sua primeira visita no Musicarium, Albert participou de apresentações exclusivas e conheceu a instituição. Encantando com o projeto, aceitou o convite para desenvolver e preparar os estudantes para as apresentações, com aulas e treinamentos intensos, focados nos espetáculos e aperfeiçoamento musical.

Ele também irá participar de ensaios, para se apresentar com a Orquestra Jovem Experimental Musicarium, como regente, em dois eventos exclusivos nos dias 24 e 26 de agosto, no Teatro da Coree Internacional School.

Albert Skuratov, quem é?

Reconhecido internacionalmente, Albert Skuratov nasceu na Rússia em 1998 e iniciou os estudos musicais aos 5 anos. Aos 8, deu seu primeiro recital solo e aos 9 estreou com a Sinfônica de Tatarstan.  Tocou com várias orquestras em países como Espanha, França, Portugal, Suíça, Itália, Rússia e Japão. 

Estudou na Escola Superior de Música Reina Sofía, de Madri, com o renomado professor de violino Zakhar Bron. Além de violinista, Albert é maestro e estudou direção com Rashid Skuratov e Gilbert Varga. Em 2013, dirigiu a orquestra da Escola Internacional Amadeus em Viena e foi maestro da Orquestra Real Europeia. Desde 2023 é diretor artístico do curso internacional de música Eduardo Ocón em Málaga, na Espanha.

O Musicarium

O Musicarium Academia Filarmônica Brasileira é um centro de formação de orquestra de Joinville (SC), que tem como objetivo desenvolver jovens talentos, investindo em uma educação e cultura musical humanista e de excelência.  Atende 180 crianças e jovens a partir de 4 anos de idade, todos bolsistas. A organização é mantida por meio de doações e patrocínios.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×