Cultura Compartilhar
Ritmo

Conheça Eliana Favarelli, bailarina de 60 anos que vai competir no Festival de Dança de Joinville

Nesta terça-feira (19), às 19h, ocorre a Noite de Abertura, que traz apresentações de balés consagrados, peças de destaque de variados gêneros da dança.

• Atualizado

Vitória Hasckel

Por Vitória Hasckel

Eliana Favarelli. Foto: Nanah D’Luize
Eliana Favarelli. Foto: Nanah D’Luize

Sobre um palco com pouca luz, ao som de uma música intimista e em passos ritmados, Eliana Favarelli se conecta com suas emoções e as expressa no ritmo da dança. A bailarina, de 60 anos, há 46 descobriu que seu propósito de vida era dançar.

“A dança é a minha vida, não me imagino sem ela. Meu corpo se move com qualquer ruído, crio em qualquer lugar e sempre me deixo levar pela minha emoção”, conta a também professora. Apaixonada por movimentos, música e arte, a paulista de Americana viajará 627 quilômetros para se apresentar e competir na 39ª edição do Festival de Dança de Joinville. O evento, considerado o maior festival de dança do Mundo pelo Guinness Book, inicia nesta terça-feira (19) e segue até o dia 30 de julho.

Unindo sob a mesma apresentação passos de dança contemporânea, jazz e estilo livre, a dançarina estará pela segunda vez em Joinville, desta vez para competir no Festival 40+. Eliana irá participar do evento ao lado de outros 550 grupos, que se revezarão na apresentação de 2.075 coreografias durante os dias de festival. 

Retomada dos eventos presenciais em Joinville

A pandemia de Covid-19 afastou dançarinos de todo o mundo dos palcos, inclusive Eliana, que utilizou os meses de isolamento para se aprofundar na dança e dar aulas. “Na pandemia descobri que a dança se adapta em qualquer lugar. Foi um aprendizado, aproveitei a reclusão para estudar, mesmo on-line. Aproveitei para conhecer meu corpo de uma forma diferente e me adaptar ao momento crítico que passamos”, relembra a paulista.

  • Eliane Favarelli bailarina de 60 anos que vai competir no Festival de Dança de Joinville
  • Eliane Favarelli bailarina de 60 anos que vai competir no Festival de Dança de Joinville
  • Eliane Favarelli bailarina de 60 anos que vai competir no Festival de Dança de Joinville
  • Eliane Favarelli bailarina de 60 anos que vai competir no Festival de Dança de Joinville

Marcando a retomada dos eventos presenciais após a pandemia de covid-19, o evento bateu recorde de coreografias inscritas, com mais de 4,1 mil inscrições e promete ser o maior evento de dança da história de Joinville. “Estamos nos preparando para neste ano fazer o melhor e o maior Festival de todos os tempos”, afirma Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança, organizador do evento.

O Festival de Dança

Nos 11 dias de evento, dançarinos de 23 estados brasileiros, do México e do Canadá se apresentarão em palcos espalhados por Joinville. Nesta terça-feira (19), às 19h, ocorre a Noite de Abertura, que traz apresentações de balés consagrados, peças de destaque de variados gêneros da dança.

Sob a coreografia clássica de “O Lago dos Cisnes”, o Balé Teatro Guaíra irá encantar os presentes no Centreventos Cau Hansen.  “É uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, motivo de muito orgulho, pois o evento tem uma dimensão e importância que é extraordinária. É uma oportunidade incrível de troca entre artistas da dança do país todo, e de outros países”, avalia Luiz Fernando Bongiovanni, Diretor do Balé Teatro Guaíra.

Serviço

  • O quê: 39º Festival de Dança de Joinville.
  • Quando: 19 a 30 de julho de 2022.
  • Onde: Centreventos Cau Hansen (Avenida José Vieira, 315, América, Joinville) e palcos espalhados por Joinville e região.
  • Venda de ingressos: via Ticket Center ou no salão do Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos.
  • Mais informações: https://festivaldedancadejoinville.com.br 

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×