Cidade catarinense lança projeto de museu interativo da colonização italiana
Prefeitura precisa ainda alocar recursos para viabilizar o projeto
• Atualizado
Inspirado na saga dos antepassados, o M7 (Museu Azambuja 1877) será o primeiro museu multimídia da imigração italiana no Sul de Santa Catarina, localizado em Pedras Grandes, no local onde há quase 145 anos chegaram os pioneiros para colonizar a região.
A ideia foi lançada pelo prefeito Agnaldo Filippi, que pretende instalar o museu no interior de um centro educacional projetado para Azambuja, o berço da colonização italiana.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
“Queremos que as pessoas se encantem voltando ao passado em busca das origens. Interativo e tecnológico, será uma experiência Inovadora e surpreendente”, afirma o prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi.
No ano de 1877 cerca de 300 italianos chegam em terras desconhecidas para desbravar o sul catarinense. A história da colonização começou por Azambuja, interior de Pedras Grandes.
“Contaremos neste museu como foi a viagem de navio da Itália para o Brasil. As famílias pioneiras, as casas antigas, engenhos, moinhos e imagens restauradas de um tempo que jamais será esquecido. Tudo isso de forma digital e interativa”, explica Agnaldo.
“O museu terá holografia, realidade virtual e aumentada, som 360 graus, mesas interativas, telas digitais e muito mais”, acrescenta o secretário de Turismo e Cultura de Pedras Grandes, Júlio Cancellier.
Por enquanto, o M7: Museu Azambuja 1877 ainda é um projeto mas já conta com um vídeo de apresentação e uma marca oficial. Agora, a Prefeitura pretende alocar recursos para viabilizar a ideia.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO