Cotidiano Compartilhar
Dicas

Corpo de bombeiros ensina como lidar com engasgos durante a amamentação; confira

Caso os engasgos sejam frequentes, é recomendável agendar uma consulta com um pediatra

• Atualizado

Tamiris Flores

Por Tamiris Flores

Imagem: CBMSC
Imagem: CBMSC

No Brasil, a amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde não só para os primeiros seis meses de vida, mas idealmente até os dois anos de idade ou mais. Este período é crucial, pois o leite materno é fundamental para fornecer os nutrientes e anticorpos necessários ao bebê, ajudando a protegê-lo contra infecções enquanto seu sistema imunológico ainda está se desenvolvendo.

Em apoio à Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre de 01 a 08 de agosto, e à Campanha Agosto Dourado, que se estende por todo o mês, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforça a importância dos cuidados durante a amamentação.

Amamentar é um ato natural, mas pode apresentar desafios. Cada bebê tem suas peculiaridades, e alguns podem ter dificuldade para engolir o leite, o que pode levar ao chamado “afogamento com o leite”. Esse problema ocorre frequentemente quando o bebê não está na posição correta para a amamentação. Caso os engasgos sejam frequentes, é recomendável agendar uma consulta com um pediatra.

Corpo de bombeiros ensina como lidar com engasgos durante a amamentação

Se um engasgo ou afogamento acontecer, é crucial manter a calma. O primeiro passo é desobstruir as vias aéreas superiores do bebê. O tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do CBMSC, compartilha um vídeo explicativo com o passo a passo para lidar com a situação:

  1. Posicione o Bebê: Vire o bebê de bruços, apoiado sobre o seu braço.
  2. Mantenha a Boca Aberta: Coloque os dedos indicador e médio no queixo do bebê, mantendo a boca dele aberta.
  3. Incline a Cabeça: Mantenha a barriga do bebê voltada para baixo e a cabeça um pouco mais baixa em relação ao corpo.
  4. Dê Tapas nas Costas: Com a cabeça inclinada, dê leves tapas nas costas do bebê até que as vias aéreas sejam liberadas.

O sinal de que a criança voltou a respirar é quando ela começa a chorar. Neste momento, coloque o bebê com as costas voltadas para o seu peito e limpe qualquer secreção da boca ou nariz.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.