Corpo de Bombeiros de SC conclui missão no RS e salva mais de 3 mil vidas
Durante a operação, foram mobilizados 165 bombeiros militares e 28 cães de busca
• Atualizado
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) encerrou sua missão de apoio ao Rio Grande do Sul (RS), após as grandes enchentes que afetaram o estado. Os primeiros bombeiros foram enviados ao estado vizinho em 1º de maio e a última equipe completou a missão em 15 de julho.
Durante a operação, foram mobilizados 165 bombeiros militares e 28 cães de busca. Graças ao trabalho especializado das equipes, foram resgatadas 3.051 pessoas e 560 animais. Além disso, as equipes localizaram 21 vítimas fatais.
O esforço inicial concentrou-se nos municípios de Lajeado e Cruzeiro do Sul, na região do Vale do Taquari, e Grande Porto Alegre. A operação foi dividida em fases distintas para enfrentar a magnitude do desastre. A primeira fase focou no resgate prioritário de pessoas e animais vivos, utilizando embarcações para as áreas alagadas, viaturas e drones para as regiões afetadas por deslizamentos.
Na fase seguinte, o trabalho se dedicou ao resgate de vítimas arrastadas pelas enchentes e deslizamentos. Além dos resgates, o CBMSC também realizou importantes operações de transporte aeromédico. Em parceria com o SAMU Aeromédico (SES/SAMU) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), foram realizados dois voos para o transporte de bolsas de sangue e medula óssea. Também foram realizados transportes aeromédicos de pacientes críticos.
Recursos enviados pelo CBMSC na Operação RS
- 165 bombeiros militares
- 28 cães de busca
- 54 viaturas
- 40 embarcações
- 19 motores de popa
- 02 caminhões
- 01 Auto Posto Comando
- 01 mini-escavadeira
- 01 quadriciclo
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO