Conheça o relógio do cabo submarino no Mercado Público de Florianópolis
O relógio surpreende por ser um dos únicos do mundo
• Atualizado
por Thiago Pires
Você já ouviu falar no relógio do cabo submarino? E sabia que ele está instalado aqui em Florianópolis, sendo um dos únicos no mundo? Se você mora em Florianópolis, já deve ter passado perto dele no Mercado Público da Capital.
Leia Mais
No prédio localizado na rua João Pinto, onde funcionava a empresa Western Telegraph, conhecida como cabo submarino, em 13 de julho de 1911, o relógio foi instalado próximo a uma janela do edifício, ficando no local até 1975, quando a empresa terminou. Quando o relógio foi doado e instalado no vão central do Mercado Público.
Até 1975 a maioria da população local acertava os seus relógios pelo relógio do cabo submarino, pois ele era confiável, marcando as horas conforme o meridiano de Greenwich.
Relógio raro
Desde sua primeira instalação se vão 112 anos. Só no mercado são 48 anos, com uma pausa apenas durante a reforma do prédio em 2012 até 2015, onde ele foi novamente ativado. A maquina é totalmente mecânica e semanalmente os funcionários precisam “dar corda” para ele continuar funcionando.
Existem apenas outros três modelos como este no mundo. Um em Londres, outro em Buenos Aires e o que está em Florianópolis.
Veja a reportagem
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO