Conheça a única mulher policial que participou do curso do Tático da PMSC em 2022
A Cabo Viviane é um exemplo da força feminina nas segurança pública
• Atualizado
com informações de Stefanie Damazio
A Cabo Viviane Macari da Policial Militar de Santa Catarina (PMSC) foi a única mulher que participou, em 2022, do curso de táticas policiais, popularmente chamado de “tático”.
A turma contava com 50 policiais, entre eles, muitos desistiram no meio do curso, mas ela nem pensou em tocar o sino para abandonar o curso.
Leia Mais
Santa Catarina possuí 10 mil policiais militares, destes, 9,76% do efetivo são de mulheres, ou seja, somente 939 policiais militares mulheres fazem parte do quadro de oficiais de praças do serviço ativo.
A história da policia começou em 2010, quando passou no concurso da PMSC. ”Eu era professora de educação física”, conta a policial.
Viviane relembra as dificuldades para realizar o seu sonho. Na época, apenas 6% das vagas do concurso da Polícia Militar eram destinadas às mulheres.
Quase 10 anos de trabalho depois, a Cabo trabalha no Batalhão de Aviação da Polícia Militar.
“Depois também quando eu me formei, eu me impressionei também com o tanto de carinho e acolhimento, desde as mães dos policiais que se formaram comigo. Muita gente torcendo”, lembra a policial sobre a formatura no Tático.
A policial acredita que a presença feminina é fundamental na segurança pública.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO