Cotidiano Compartilhar
dengue em Blumenau

Centro de Atendimento Dengue será desativado nesta terça-feira, em Blumenau

Cidade espera uma baixa nos casos durante o inverno

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Michele Lamin.
Foto: Michele Lamin.

A Prefeitura de Blumenau anunciou que o Centro de Atendimento Dengue (CAD) será desativado partir desta terça-feira (04). Segundo a Secretaria de Saúde, a partir de agora os moradores com sintomas de dengue devem buscar pelas unidades de saúde do município.

Centro de Atendimento Dengue de Blumenau será desativado

Ainda conforme a Prefeitura, o fechamento ocorreu em função da fase natural do ciclo da doença, em que se espera uma baixa nos casos. Além disso, foi considerada a queda no número de atendimentos por conta da dengue na cidade, tanto do CAD, quanto da atenção primária em saúde (APS), de mais de 7,7 mil, em março, para 4,2 mil, em maio.

O declínio também foi observado em relação às internações. Em enfermaria, de 58 para 33, e em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de 26 para 9. Vale lembrar que o município atingiu o pico da epidemia entre 17 de março e 21 de abril e manteve essa elevação. Somente a partir do dia 28 de abril é que o município apresentou uma queda considerável em relação ao pico de 6,9 mil casos prováveis para menos de 500.

Mesmo com o decréscimo, os números de dengue em Blumenau ainda são bastante expressivos e muito distantes dos resultados apresentados no período pré-epidemia. Desde 1º de janeiro deste ano, Blumenau contabiliza 58,1 mil casos prováveis, que são todos os casos notificados, suspeitos, positivos e inconclusivos, com exceção dos descartados. Destes, 18 mil estão confirmados para a doença no município.

A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, pede aos moradores que continuem com os cuidados, mesmo no inverno. “Embora as temperaturas caiam neste período do ano aqui em Blumenau, os cuidados em relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, não podem parar. Vale lembrar que os ovos do Aedes aegypti são resistentes e podem eclodir assim que as condições voltarem a ser favoráveis” finaliza.

Dengue em Blumenau

O total acumulado desde a primeira semana de 2024 é de 59.745 casos prováveis. Destes, 39.839 estão em investigação, 19.906 confirmados e 29 mortes registradas. De internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são 10 pessoas e 19 em enfermaria.

Centro de Atendimento Dengue será desativado nesta terça-feira, em Blumenau
Foto: Divulgação.

Sinais e sintomas
A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Centro de Atendimento Dengue
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), optou por desativar o Centro de Atendimento Dengue (CAD). A partir desta terça-feira, dia 4, os moradores com sintomas de dengue devem buscar pelas unidades de saúde do município. A motivação ocorreu em função da fase natural do ciclo da doença, em que se espera uma baixa, e considerou a queda no número de atendimentos por conta da dengue na cidade, tanto do CAD, quanto da atenção primária em saúde (APS), de mais de 7,7 mil, em março, para 4,2 mil, em maio. 

Vacinação
A aplicação do imunizante contra a dengue conforme recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), nas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a vacina, basta procurar por uma das unidades de saúde do município com sala de vacina ativa. O esquema de aplicação da vacina contra a dengue é duas doses com um intervalo de três meses entre elas, e tem o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.

Como evitar a proliferação do Aedes aegypti
* Elimine água parada de todos os recipientes;
* Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
* Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
* Mantenha lixeiras tampadas;
* Deixe os depósitos de água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
* Plantas como as bromélias, devem ser evitadas, pois acumulam água;
* Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
* Mantenha ralos cobertos com telas de malha fina para evitar que o mosquito tenha acesso ao local;
* Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana;
* Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito;
* Retire a água acumulada em lajes;
* Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
* Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
* Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da Dengue.
 
Denúncia
A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Se a preferência for pelo registro on-line, basta clicar aqui

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.