Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após decisão de Lula
Ministro estava no cargo desde agosto de 2023 e deixou a pasta após crise com o partido
• Atualizado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (17) a saída de Celso Sabino (sem partido) do comando do Ministério do Turismo. Segundo o governo, a vaga será ocupada por um nome indicado pelo União Brasil, partido ao qual Sabino era filiado.
Sabino estava à frente da pasta desde agosto de 2023 e a permanência dele no cargo vinha sendo alvo de desgaste após o rompimento formal do União Brasil com a base governista. Mesmo diante da decisão da sigla de se afastar do governo, o então ministro optou por seguir no comando do Turismo, o que gerou atritos internos e resultou na expulsão do partido.
Conforme interlocutores ouvidos pelo Portal Metrópoles, a saída foi definida em comum acordo, como forma de reorganizar a relação política com o União Brasil e evitar novos ruídos na articulação do governo no Congresso.
Quem deve assumir o Turismo
A tendência é que o escolhido seja alguém alinhado ao Palácio do Planalto, sinalizando que, apesar do rompimento oficial, setores do partido União Brasil seguem mantendo diálogo com o governo e deve indicar um nome para a pasta.
A nomeação do novo ministro deve ser oficializada nos próximos dias, com publicação no Diário Oficial da União. Até lá, a pasta segue em processo de transição interna.
Especialistas em política apontam que a saída de Celso Sabino também tem impacto no cenário político regional, especialmente no Pará, onde o ex-ministro mantém articulações para disputar cargos eletivos nas próximas eleições.
*Com informações do Portal Metrópoles
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO