Cotidiano Compartilhar
Ano bissexto

Catarinense que nasceu no dia 29 de fevereiro aproveita data que só acontece de 4 em 4 anos

Já pensou comemorar o seu aniversário de 4 em 4 anos?

• Atualizado

Beatriz Agnes

Por Beatriz Agnes

Marlise Zelina Pinheiro. Foto: Arquivo Pessoal
Marlise Zelina Pinheiro. Foto: Arquivo Pessoal

De quatro em quatro anos, ocorre o ano bissexto, com fevereiro tendo 29 dias. 2024 é o ano bissexto, tendo 366 dias no total. Sendo assim, as pessoas que nascem no dia 29 de fevereiro comemoram o aniversário de 4 em 4 anos.

É o caso de Marlise Zelina Pinheiro, natural de Itajaí, que nasceu no dia 29 de fevereiro de 1968. Ao Portal SCC10, ela contou que sempre achou especial e diferente comemorar o aniversário no ano bissexto.

Foto: Arquivo Pessoal

Aos 56 anos, Marlise explica que festeja os dois dias (28 de fevereiro e 01 de março), mas que espera 4 anos para realmente celebrar na data certa sua idade. Uma curiosidade que ela compartilhou, foi que sua família nunca sabe quando dar parabéns, por não ter data certa.

“Vamos comemorar os dois dias e esperar o dia certo”, disse.

Por pouco, Marlise não foi registrada em outra data. “Minha vó e minhã mãe falam que quando nasci, meu avó queria me registrar no dia 01 de março e minha mãe não deixou. Gosto de ter sido registrada no dia 29 e esperar os 4 anos”.

Ela ainda compartilhou que conheceu outra pessoa que nasceu no dia 29 de fevereiro também. Trata-se de sua amiga Gisele. Elas se conheceram e descobriram tudo em uma confraternização. Além dela, uma outra amiga do primário também nasceu na mesma data.

Anos bissextos

De quatro em quatro anos, ocorre um ano bissexto, com fevereiro tendo 29 dias. Segundo a Agência Brasil, isso acontece para ajustar o ano civil no calendário gregoriano ao ano solar, que é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol de aproximadamente 365 dias e seis horas. 

É o que explica a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento. O calendário gregoriano com as regras para o ano bissexto foi criado pelo Papa Gregório 13, como conta Josina Nascimento. 

O calendário gregoriano é o vigente para a grande maioria dos países nos dias de hoje.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.