Cotidiano Compartilhar
'Cãotador'

Cão de SC identifica notas de dinheiro e faz contas; veja os vídeos

Cachorro consegue identificar o valor das notas e fazer contas respondendo com latidos

• Atualizado

Renato Becker

Por Renato Becker

Foto: Reprodução / Redes sociais
Foto: Reprodução / Redes sociais

Se você tem dificuldade na hora de receber o troco, vai ficar impressionado com as habilidades de um cachorro catarinense, do Oeste do estado. Chapecó, leva o nome do município em que mora, faz sucesso nas redes sociais por identificar cédulas de dinheiro e resolver problemas matemáticos.

Nos vídeos, Chapecó late a quantidade de vezes correspondente ao valor da nota mostrada e até consegue responder o valor da raiz quadrada de alguns números. Marcos Vinicius Moreira da Silva, de 26 anos, é especialista em comportamento e adestramento de cães e gatos, e o tutor de Chapecó, cão da raça Collie. O perfil do especialista nas redes sociais já conta com mais de 28 mil seguidores que acompanham todas as habilidades do cachorro.

Confira o vídeo do cão que faz contas

Vídeo: Reprodução / @marcosvinicius_adestrador

Ele treinou Chapecó para que conseguisse responder aos comandos. “Primeiro eu ensino o cachorro a latir. Depois que eu começo a ensinar a latir por gesto, eu faço por verbal. Aí depois disso eu faço o pareamento com as notas de dinheiro. Então, toda vez que ele acerta a quantidade de latida do valor da nota que eu apresento, eu reforço ele positivamente com o petisco”, expica o adestrador.

“Das contas também, éa mesma forma. A gente vai a gente vai induzindo o cachorro a latir a quantidade de resposta que a gente quer e vai fazendo a marcação do comportamento e depois disso ele está fica condicionado”, conta o especialista, detalhando que o cão começa a associar os pedidos as respostas.

Ação social com os cães

Marcos Vinicius é morador de Chapecó há anos e participa de feiras, palestras, animações de festa com os cachorros. O valor arrecadado com o trabalho é revertido para ações sociais com crianças, explica o comportamentalista. “A gente compra presentes, brindes e distribuímos em datas especiais para as nossas crianças”, conta.

O especialista adotou um rottweiler vítima de maus-tratos, que participa dos eventos com ele. O cão Chapecó foi um presente dado ao adestrador, que pretende colocar ele para participar das visitas sociais.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Confira as publicações do cão que faz contas

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.