Cotidiano
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Cotidiano Compartilhar
Parabéns, Biguaçu

Biguaçu celebra 189 anos de história nesta terça-feira

A cidade teve início em 1748 com os imigrantes portugueses

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Biguaçu celebra 189 anos de história nesta terça-feira
Foto: SCC Meio-Dia

Uma das cidades da Grande Florianópolis está em festa nesta terça-feira (17): Biguaçu celebra 189 anos de história. A cidade que começou na Vila de São Miguel da Terra Firme onde hoje é patrimônio histórico nacional, tem hoje um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano do Estado (IDH), acima de 0,73. Resultado esse que pode ser comprovado pelas pessoas que moram no município.

“Biguaçu era onde antigamente era de dormitório e hoje está uma cidade. Eu me sinto feliz, pra mim a melhor cidade do mundo é Biguaçu”, revela Aclicli João de Campos, de 88 anos, aposentado e que já foi vereador do município.

Tenho minha casa em Biguaçu, nunca deixei de viver Biguaçu e nunca deixei de vir toda semana para cá. Biguaçu é minha alma, é a terra dos meus antepassados açorianos que vieram da Ilha Graciosa, da Ilha de São Jorge e da Ilha Terceira”, diz a historiadora Ana Lúcia Coutinho.

Conheça a história da cidade

A cidade começou a se formar em 1748 com os imigrantes portugueses e enquanto fazia parte de São Miguel da Terra Firme, que, inclusive, chegou a ser capital provisória de Santa Catarina entre 1877 a 1878, por conta de uma guerra entre Portugal e Espanha.

Já o seu nome apresenta duas versões: o primeiro vem do indígena “bigua grande” – um pássaro encontrado no rio biguaçu. O outro, há quem diga que vem da palavra “guambiguaçu” – que significa grande cerca de paus, no idioma carijó.

São muitas curiosidades e fatos históricos que fazem parte desses 189 anos, mas o que fica é sempre a gratidão de todos que vivem na cidade. Parabéns, Biguaçu.

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais