Anvisa proíbe venda de falso suplemento para ‘cura’ do diabetes
Produto não tem comprovação científica
• Atualizado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização do Insupril, um suplemento alimentar de componentes naturais que vinha sendo vendido como uma suposta cura para o diabetes. O produto, que não tem comprovação científica e não especifica quais substâncias seriam responsáveis pelo tratamento, é alvo de denúncias por enganar consumidores e colocar a saúde pública em risco.
Leia Mais
Apesar de a Sociedade Brasileira de Diabetes alertar que a doença não tem cura, apenas controle, vídeos nas redes sociais divulgavam falsas promessas.
Em um deles, um homem se apresenta como médico e faz declarações falsas, como afirmar que medicamentos amplamente utilizados, como a metformina, são ineficazes ou causam efeitos colaterais graves.
Ele ainda sugere que pacientes abandonem o tratamento tradicional e adotem o suplemento, vendido por R$ 199,90.
Além das acusações de propaganda enganosa, o produto gerou insatisfação entre consumidores. No site Reclame Aqui, há dezenas de queixas sobre a falta de entrega e a ineficácia do Insupril.
Ana Bonassa, PhD em Ciências pela USP e divulgadora científica no perfil “Nunca Vi 1 Cientista”, denunciou o caso.
Bonassa já havia sido processada anteriormente por desmentir alegações falsas relacionadas ao diabetes, como a teoria de que a doença seria causada por vermes.
A Anvisa reforça que suplementos alimentares não são medicamentos e alerta a população para golpes semelhantes.
*Com informações do Metrópoles.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO