Antes de cair, avião fez manobra ‘parafuso chato’, revela especialista
Movimento é considerado extremamente perigoso e de difícil recuperação
• Atualizado
O avião da empresa VoePass (voo 2Z2283), que caiu no início da tarde desta sexta-feira (09), em Vinhedo, pode ter feito um flat-spin ou ‘parafuso chato’. Em entrevista ao SBT News, o especialista em aviação Lito Souza relatou que o “movimento provoca uma situação de voo perigosa, que dificilmente é recuperada se não tiver altitude. Alguns fatores podem ser meteorologia, questões operacionais, perda de motor, dentre outras coisas. Mas até o momento nada se sabe”, disse. A aeronave levava 57 passageiros e 4 tripulantes. Conforme a Prefeitura de Vinhedo, não há sobreviventes.
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Antes de cair, avião fez manobra ‘parafuso chato’, revela especialista
Mas ele destaca que ainda não há informações sobre as causas do acidente, por isso ainda não há como afirmar nada.
Ainda de acordo com Lito, no movimento a aeronave gira em seu próprio eixo em um rastro quase vertical. A manobra, ‘em caracol’, acontece porque o avião não possui mais velocidade para seguir em frente, o que tira a sustentação das asas.
Este é o primeiro acidente aéreo da aviação comercial em 17 anos. Sendo que a última ocorrência registrada foi no aeroporto de Congonhas, em julho de 2007, em São Paulo, com a queda do Airbus A-320 da TAM.
*Com informações do SBT News.
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