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Bom ou ruim?

Águas de Joinville adere técnica provisória de pavimentação em ruas movimentadas

O objetivo é liberar o trânsito de forma mais rápida e segura

• Atualizado

Patryck Cachoeira

Por Patryck Cachoeira

Foto: divulgação/Prefeitura de Joinville
Foto: divulgação/Prefeitura de Joinville

Com o objetivo de melhorar o trânsito em ruas que receberam obras na rede de água e esgoto e possuem grande fluxo de veículos, a Companhia Águas de Joinville começou a utilizar um novo sistema para pavimentação.

Após o local passar por uma obra ou manutenção, é necessário aguardar que o solo seja compactado para receber o asfalto definitivo. Uma prática comum é a colocação de material para que a via fique no mesmo nível do asfalto. Porém, parte dele acaba se espalhando na rua com a passagem dos veículos, segundo Prefeitura de Joinville.

Para minimizar esse impacto, ao finalizar as obras de manutenção, está sendo utilizada uma técnica denominada pintura asfáltica nos recortes abertos. A medida é uma solução provisória, até a aplicação do pavimento definitivo.

“O novo procedimento dará mais segurança aos motoristas e procura evitar problemas com reposições no pavimento nessas vias que recebem grande fluxo de veículos. A aplicação do ligante ou do asfalto frio é realizada rapidamente. Assim, o tempo de interdição no trânsito é pequeno”, afirma Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Águas de Joinville.

Técnica da Águas de Joinville

Esse recurso de pavimentação provisória será usado em ruas com grande movimento, além de vias que possuem Unidades de Pronto Atendimento, hospitais, escolas e Unidades do Corpo de Bombeiros.

O investimento estimado no período de 2023 até 2025, é de R$ 3 milhões. Na prática, serão utilizados dois tipos de material, um para dias secos e outro para dias de chuva.

Em dias secos, após o fim da manutenção na rede e fechamento da vala, é colocada uma quantidade de bica corrida, um material serve como base para posterior aplicação do revestimento. Por cima dela, é aplicado um ligante asfáltico que evita a saída das pedras. Depois, é colocado pó de pedra e a vala é compactada com uma placa vibratória.

Em dias de chuva, será aplicado asfalto frio, material resistente à água, sobre a bica corrida. Depois, também é passada a placa vibratória. Nos dois casos, após a compactação, o pavimento é marcado com as palavras “Provisório CAJ” e a via fica liberada para o trânsito.

Com essa marcação de “provisório”, as pessoas que passarem pelo local têm a informação de que a companhia vai voltar ao endereço para fazer a pavimentação definitiva, após a compactação do solo.

Essa técnica passou por uma etapa de estudos, análise e levantamento de custos antes da implantação. Nos meses de julho e agosto, também foi realizada uma fase de testes com a aplicação dos novos processos nas ruas Padre Kolb e Inambu. Na rua Timbó, onde a companhia está fazendo intervenções necessárias para ampliação da rede, o recurso também foi utilizado, pois é uma via que vai continuar recebendo benfeitorias.

O prazo para pavimentação definitiva continua sendo três dias úteis, tempo necessário para acomodação do material e programação da equipe que aplica o concreto asfáltico a quente.

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