Vacinas chegam em Santa Catarina e imunização começa nesta segunda-feira
Após autorização do Ministério da Saúde, prefeito de Florianópolis diz que pode haver vacinação ainda hoje
• Atualizado
A chegada de 126.560 doses da vacina contra a covid-19 em Santa Catarina está confirmada para esta segunda-feira (18). Durante o “Ato Simbólico de Recebimento das Vacinas – Brasil Imunizado”, que ocorreu em Guarulhos (SP), o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que os Estados podem iniciar a campanha de vacinação ainda nesta segunda-feira, a partir das 17h.
Durante o evento em São Paulo, o secretário de estado da saúde, André Motta Ribeiro, disse por meio de um vídeo que, assim que as doses chegarem a Santa Catarina, elas serão catalogadas para que ocorra a distribuição para os 295 municípios do Estado.
“Tão logo o Estado receba o quantitativo que foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde, nós iremos catalogar e separar por região e município e colocaremos então na nossa logística de distribuição. Nós teremos distribuição via terrestre e também via aérea. Deveremos entregar todas as doses da vacina ainda no dia de hoje”.
Por meio das redes sociais, o governador Carlos Moisés (PSL) reafirmou que a vacina chega hoje a Santa Catarina e que a distribuição das doses seguirá o Plano Estadual de Vacinação.
Já o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), afirmou também por meio das redes sociais que a vacina pode ser aplicada ainda hoje na Capital de Santa Catarina.
O carregamento de vacinas contra a Covid-19, desde o desembarque até o local definido pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina, será feito pela Polícia Federal (PF). De acordo com a comunicação da PF, o horário do voo não será divulgado por estratégia operacional.
Segundo o Plano Estadual de Vacinação, a Central Estadual de Rede de Frio, no município de São José, é responsável pela distribuição das vacinas e dos insumos, para as 17 unidades regionais da SES, e estas por sua vez, aos seus municípios de abrangência. No município ocorre a distribuição para as salas de vacinas públicas.
Plano Estadual de Vacinação
Lançado no dia 16 de dezembro de 2020, o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina está alinhado ao Plano Nacional de Imunização, do Governo Federal. De acordo com o cronograma do Governo do Estado, a vacinação dos grupos prioritários vai ocorrer em quatro fases. A primeira é focada na imunização dos trabalhadores da saúde, idosos acima de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos que moram em instituições de longa permanência e a população indígena. Na segunda fase, o foco serão as pessoas com idade entre 60 e 74 anos.
Confira na íntegra o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19
Na terceira fase serão vacinados os que apresentam comorbidades (diabetes, doença renal, doença respiratória crônica, câncer, hipertensão, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos que receberam transplante de órgãos, anemia falciforme e obesidade grave). Por fim, na quarta fase, será a vez dos professores, profissionais da Segurança Pública, do sistema prisional e de salvamento. Somados, esses grupos representam 2,8 milhões de pessoas.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO