Coronavírus Compartilhar
Imunização

Vacinação em Florianópolis começará por profissionais de saúde e idosos

As primeiras doses da vacina serão aplicadas de forma simbólica em vacinadores do Município, ou seja, profissionais que aplicarão o imunizante na população

• Atualizado

Redação

Por Redação

No início da tarde desta segunda-feira (18), a Prefeitura de Florianópolis divulgou o plano municipal de vacinação contra o novo coronavírus. As primeiras doses da vacina serão aplicadas de forma simbólica em vacinadores do Município, ou seja, profissionais que aplicarão a vacina na população durante a campanha de imunização.

Os trabalhadores da área da Saúde, idosos acolhidos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), idosos acima de 75 anos e idosos acamados são o público-alvo da primeira etapa de vacinação. Posteriormente, idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência maiores de 18 anos institucionalizados receberão a vacina.

Entre os profissionais de saúde, a prioridade será para os que atuam no cuidado de pacientes graves. A estratégia em Florianópolis é começar pelas UTIs e posteriormente seguir para os profissionais que atendem diretamente pessoas com sintomas do novo Coronavírus, que serão vacinados em seus locais de trabalho. As ampliações para a imunização de outros profissionais ocorrerá conforme os quantitativos de vacina forem chegando.

Vacinas contra a covid-19 chegam em Santa Catarina

A segunda fase será composta por pessoas de 60 a 74 anos residentes em Florianópolis. A terceira fase será composta por residentes no município com comorbidades especificadas no plano de vacinação como diabetes, câncer, IMC acima de 40 e pessoas com transplante, por exemplo. As datas das próximas etapas serão divulgadas conforme envio dos imunizante e programação do Ministério da Saúde.

De acordo com a Prefeitura, para as fases seguintes de vacinação, as pessoas que ainda não tiverem cadastro no sistema municipal de saúde (prontuário eletrônico) poderão abrir cadastro sem se deslocar às unidades de saúde por meio de um aplicativo que deve ser lançado nos próximos dias. A população que já consultou em algum Centro de Saúde, UPA ou Policlínica, já recebeu vacina em algum momento ou já pegou medicamento em alguma farmácia municipal, já possui um cadastro e poderá acessar seus dados pelo aplicativo.

O imunizante receberá escolta das forças policiais do almoxarifado municipal até os Centros de Referência de vacinação, que estão sendo fechados e serão divulgados nos próximos dias. A abertura dos Centros de Vacinação vai acontecer de acordo com a chegada de vacinas e da sua quantidade.

Os locais de vacinação ainda não foram divulgados, mas segundo a Prefeitura, os Centros de Saúde continuarão atendendo a população normalmente. Nesta primeira etapa, a vacina contra o Coronavírus não será feita em Centros de Saúde, mas diretamente nos locais de trabalho dos profissionais de saúde e Instituições de Longa Permanência. Sempre que novos lotes de vacinas chegarem ao município, as estratégias de cada etapa da campanha serão amplamente informadas.

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.