Vacinação das crianças contra covid-19 será discutida pelo Ministério da Saúde
Audiência Pública ocorre no dia 4 de janeiro de 2022.
• Atualizado
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou neste sábado (18), a realização de uma audiência pública, no dia 4 de janeiro de 2022, para debater a decisão da Anvisa que autorizou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com o imunizante da Pfizer. O anúncio foi feito em entrevista coletiva, no qual esteve acompanhado do Advogado-Geral da União, Bruno Bianco.
De acordo com Queiroga, a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (Cetai), vinculada ao Ministério da Saúde, vai divulgar um documento técnico sobre o tema já na próxima semana, para consulta pública. No dia 4 de janeiro, o estudo da Câmara e a autorização da Anvisa publicada em 16 de dezembro serão debatidos. Só um dia depois, 5 de janeiro, é que o Ministério deve divulgar a decisão a respeito da vacinação infantil.
O cronograma foi divulgado por Queiroga um dia após o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandovski, determinar que o Governo Federal se manifestasse em até 48 horas sobre a vacinação infantil. Em live divulgada na quinta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro (PL) já havia manifestado descontentamento com a Anvisa pela liberação da vacina pediátrica. Em tom de ameaça, ele pediu os nomes dos técnicos da agência responsáveis pela decisão.
O Brasil não é o primeiro a liberar a vacinação da Pfizer contra Covid a crianças de 5 a 11 anos. Agências regulatórias equivalentes à Anvisa nos Estados Unidos e União Europeia já permitiram a aplicação pediátrica.
Intervalo reduzido
Ainda neste sábado (18), o Governo Federal decidiu reduzir o intervalo de aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 de 5 para 4 meses. A mudança foi publicada no perfil do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no Twitter e começa a valer já na próxima segunda-feira, dia 20 de dezembro.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO