SC inicia vacinação de pessoas com comorbidades e grávidas nesta semana
Confira os grupos que receberão o imunizante
• Atualizado
Santa Catarina definiu à ordem de vacinação contra a Covid-19 de pessoas com comorbidades. Pessoas com Síndrome de Down com mais de dezoito anos, gestantes e puérperas com comorbidades, pacientes que fazem uso dos serviços de hemodiálise, pacientes renais crônicos, transplantados de órgãos sólidos ou de medula e pessoas com comorbidades de 55 à 59 anos estão no grupo que inicia a vacinação ainda nesta semana. Será necessário apresentar declaração médica que ateste às comorbidades.
Segundo a secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, a remessa de vacinas que chegou ao Estado nesta segunda-feira (3), será destinado para iniciar a vacinação desses grupos, além de concluir a imunização de idosos com 60 anos ou mais e de trabalhadores da área da saúde.
Como será vacinação de pessoas com comorbidades
A vacinação deste novo grupo foi definida entre representantes da Secretaria da Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de SC em reunião da Comissão Intergestores Bipartite realizada na noite do último domingo, 2.
Ficou definido que, na fase 1, serão vacinados, de acordo com o quantitativo de doses a ser disponibilizado, os grupos prioritários abaixo, nesta ordem:
- Pessoas com Síndrome de Down, independente da idade (18 a 59 anos);
- Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), independente da idade (18 a 59 anos);
- Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, independente da idade (18 a 59 anos);
- Gestantes e puérperas com comorbidades*, independente da idade (maiores de 18 anos);
- Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), independente da idade (18 a 59 anos);
- Pessoas com Comorbidades e Deficiência Permanente de 55 a 59 anos.,
Na fase 2, serão vacinados os grupos de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes, de forma escalonada, da maior para a menor idade:
- 54 a 50 anos;
- 49 a 45 anos;
- 44 a 40 anos;
- 39 a 35 anos;
- 34 a 30 anos;
- 29 a 18 anos.
“Para a comprovação da condição de risco, as pessoas com comorbidades podem apresentar qualquer comprovante que demonstre que ela pertence a um dos grupos de risco como exames, receitas, relatórios e prescrições médicas. Os cadastros já existentes dentro das Unidades de Saúde também podem ser utilizados”, explica a gerente de imunização da Dive, Arieli Fialho.
>> Primeiro lote com 17.550 doses da vacina Pfizer chega a Santa Catarina
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
Segundas doses
Carmen Zanotto ainda destacou que o Estado receberá nos próximos dias imunizantes suficientes para aplicar a segunda dose na população que já recebeu a primeira.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO