Santa Catarina tem todas as regiões com risco potencial gravíssimo para Covid-19
Transmissibilidade do vírus e número de óbitos aumentaram no Estado
• Atualizado
A Matriz de Risco Potencial divulgada pelo Governo de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta quarta-feira (23), aponta todas as 16 regiões de saúde do Estado como em alerta gravíssimo (cor vermelha) para o novo coronavírus.
Desde o dia 18 de dezembro, data de divulgação da última matriz de risco, Santa Catarina registrou 15.081 novos casos e 184 mortes causadas pela covid-19.
A área de Xanxerê, única região que estava em situação grave de acordo com a matriz divulgada na última semana, também passou a ser considerada em risco gravíssimo.
Segundo o Governo do Estado, o aumento na transmissibilidade do vírus coloca mais da metade das regiões em nível gravíssimo nesse quesito, enquanto na última matriz divulgada no dia 18, apenas as regiões Nordeste e Meio Oeste se encontravam nesse estágio.
Tratando-se do número de óbitos, também houve aumento nas regiões com alerta máximo. As áreas que estão com os números mais preocupantes são o Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul, Foz do rio Itajaí Laguna e Serra Catarinense.
De acordo com a epidemiologista da SES, Maria Cristina Willemann, a alta na transmissibilidade, o aumento de registros de casos positivos para o coronavírus e a taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 80% na maioria das regiões, são fatores determinantes para que Santa Catarina seja considerado no nível gravíssimo de risco potencial.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO