Santa Catarina recebe mais de 309 mil doses de vacina contra a Covid-19
As doses da AstraZeneca chegaram em Florianópolis no fim da noite deste domingo (20)
• Atualizado
No fim da noite deste domingo (20), Santa Catarina recebeu mais 309.250 doses de vacina contra Covid-19. As doses são da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, todas essas doses serão para a aplicação da segunda dose (D2) e, por esse motivo, ficarão armazenadas na Rede de Frio Estadual. Os imunizantes devem ser distribuídos para o municípios no mês de julho, quando devem ser aplicados.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
Lactantes, gestantes e puérperas podem receber a vacina
O governador Carlos Moisés sancionou no dia 17 de junho a lei de autoria do deputado João Amin que incluiu as mulheres em período de amamentação no grupo prioritário.
“Essa é uma importante ação para avançar ainda mais na cobertura de vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina. Com a imunização, protegemos as mães e as crianças, nossa futura geração”, afirmou.
Para que possam ser vacinadas, as lactantes devem apresentar prescrição ou declaração médica que ateste a sua condição, além de documento de identidade com foto e/ou cartão SUS. A vacina contra a Covid-19 para este público também deve ser prescrita pelo médico que acompanha a mulher, após análise conjunta da avaliação de riscos e benefícios do uso da vacina.
Este grupo só poderá ser vacinado com doses das vacinas dos laboratórios Sinovac/Butantan e Pfizer.
A ordem de vacinação das lactantes depende do quantitativo de doses recebido do Ministério da Saúde.
Santa Catarina tem 21.900 casos ativos de Covid-19 e ocupação de leitos de UTI em 95,8%
Cientistas brasileiros descrevem como coronavírus danifica células do cérebro
Matriz de Risco mostra 15 regiões do Estado em nível gravíssimo
A nova Matriz de Risco Potencial, divulgada no fim da manhã deste sábado (19), classifica 15 das 16 regiões de saúde de Santa Catarina em alerta gravíssimo em relação ao novo coronavírus. Apenas a região de Nordeste encontra-se em nível grave.
Segundo informações presentes na avaliação de risco potencial, quando o assunto é a ocupação de leitos, todas as regiões de Santa Catarina estão classificadas em nível Gravíssimo, ou seja, encontram-se em alerta máximo para a ocupação de leitos de UTI reservados para pacientes com Covid-19.
Todas as regiões do Estado ainda registram alta ocorrência de óbitos e estão classificadas em níveis grave ou gravíssimo em relação ao aumento de casos de Covid-19.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO