Coronavírus Compartilhar
331 mortes em oito dias

Santa Catarina inicia ano com sexta maior média móvel de óbitos por Covid-19

Números foram divulgados em artigo da Universidade Federal de Santa Catarina.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Freepik
Foto: Freepik

De acordo com o artigo “Santa Catarina começou 2021 com a sexta maior média semanal móvel de óbitos do país”, publicado no 35º Boletim do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), “O número de casos oficiais (em Santa Catarina) saltou de 482.129, em 28/12/20, para 515.209, em 08/01/20212, representando um crescimento percentual de 7% no período considerado”, foi um aumento de 33.080 pessoas contaminadas, num período de 11 dias.

Segundo o artigo, “Chama atenção que neste mesmo período ocorreram 502 novos óbitos, sendo que 331 deles ocorreram nos primeiros oito dias de 2021. Ainda assim, continuamos assistindo a um debate jurídico sobre a liberalização geral das medidas restritivas promovida pelas autoridades governamentais do estado.”.

Debate

Nas últimas semanas, o Ministério Público e o Governo de Santa Catarina travaram uma briga na justiça sobre os regramentos da capacidade de hotéis, casas noturnas e eventos sociais. Entre decisões e recursos, ficou definido que em relação às casas noturnas, pubs e casas de shows, o funcionamento segue proibido nas regiões em nível gravíssimo, segundo o Mapa de Risco Potencial. No nível grave, a abertura é permitida com uma ocupação máxima de 20% da capacidade. Nas regiões com risco alto, a ocupação pode chegar a 50%, enquanto não haverá restrição de público no nível de risco moderado. Em todos cenários, será necessária a manutenção do distanciamento social entre as pessoas e do uso de máscara, com exceção nos momentos de ingestão de alimentos e bebidas.

Os eventos sociais ficam autorizados a ocorrer com 30% de ocupação nas regiões em nível gravíssimo e com 50% de ocupação no nível grave. Nas regiões em nível de risco alto, o limite de ocupação é de 75%. Não há restrições de público no nível de risco moderado, desde que respeitado o distanciamento social. Consideram-se eventos sociais aqueles restritos a convidados sem cobrança de ingresso, como casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados e festas infantis.

Necat

O Núcleo é coordenado pelo professor Lauro Mattei, do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC e Programa de Pós-Graduação em Administração da instituição.


>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.