Saiba quais ações tiraram Xanxerê do vermelho na Matriz de Risco da Covid-19
Uma das ações destacadas foi de lockdown de 12 dias decretado pelo prefeito entre 25 de fevereiro e 07 de março.
• Atualizado
Após cinco semanas com todas as regiões em nível gravíssimo (vermelho), neste sábado (3), a Matriz de Risco mostrou uma melhora na região de Xanxerê, que se encontra no nível grave (laranja). De acordo com a Comunicação do munícipio, uma série de ações estão sendo realizadas para conter o vírus e minimizar os danos.
>> Coronavírus em SC: Matriz de Risco Potencial aponta para 15 das 16 regiões em estado gravíssimo
Uma das ações destacadas foi de lockdown de 12 dias decretado pelo prefeito entre 25 de fevereiro e 07 de março.
As testagens qualificadas da Covid-19 nos bairros com o maior número de casos positivos e ativos também tem auxiliado nas ações preventivas. A iniciativa visa identificar o quanto antes os casos ativos, isolá-los e poder diminuir ainda mais a taxa de transmissão do vírus no município.
Há mais de um ano a Prefeitura de Xanxerê vem desenvolvendo ações e campanhas de conscientização das pessoas sobre a doença. Nos últimos dois meses foram realizadas campanhas de alerta sobre a gravidade da doença e do colapso da saúde no munícipio, inclusive mostrando que o resultado das aglomerações reflete na superlotação da UTI e enfermaria Covid, bem como na emergência do Hospital Regional São Paulo.
A retomada das atividades está sendo feita de forma gradativa, com as equipes que atuam na Força-Tarefa fiscalizando de forma efetiva o cumprimento dos decretos municipais e estaduais, e atuando no combate às reuniões e aglomerações proibidas pelo decreto municipal com o objetivo de diminuir a taxa de contágio da Covid-19.
A retomada segura das aulas presenciais conforme determinação do PlanCon (Plano de Contingência Escolar).
O prefeito, como forma de amenizar a falta de profissionais de saúde no Hospital Regional São Paulo, assinou o decreto nº 133/2021 requisitando os serviços de profissionais médicos, fisioterapeutas e psicólogos que atuam em clínicas, consultórios e similares no município de Xanxerê para atender no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Ambulatório de Campanha da Secretaria Municipal de Saúde e no Hospital Regional São Paulo.
Todas as medidas que vêm sendo adotadas pela Administração Municipal de Xanxerê estão embasadas nos relatórios emitidos através do Projeto Chronos, os quais permitem visualizar a evolução de casos ativos, conformados, suspeitos, recuperados, óbitos, bem como os bairros com o maior número de casos confirmados, idade e sexo dos pacientes, com relatório diário disponibilizado no site da prefeitura.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO