Coronavírus Compartilhar
Coronavírus

Prefeito de Lages e Fecam assinam ofício de interesse na aquisição da vacina CoronaVac

A Assinatura deste protocolo de intenções entre a Fecam e o Estado de São Paulo, deverá garantir que demais municípios catarinenses, se aderirem ao processo, possam ter acesso à vacina CoronaVac.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Cadu Rolim/Fotoarena
Foto: Cadu Rolim/Fotoarena

O prefeito de Lages, Juliano Polese, assinou na última sexta-feira (27) , o Ofício nº 501, endereçado ao presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Paulo Roberto Weiss, em que manifesta e oficializa o interesse de adesão do município de Lages em uma possível aquisição da vacina CoronaVac, após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Este processo de aquisição dos imunizantes contra a Covid-19 está sendo realizado através de um possível protocolo de intenções da Fecam com o Instituto Butantan.

“Assim que soubemos deste protocolo de intenções já nos manifestamos de forma favorável. Aguardamos todos os testes e autorizações para que as pessoas possam se imunizar com segurança. Assim já iniciamos todo um planejamento de imunização da população lageana quando as vacinas estiverem devidamente testadas e aprovadas pelos órgãos competentes”, comentou Polese.

A Assinatura deste protocolo de intenções entre a Fecam e o Estado de São Paulo, deverá garantir que demais municípios catarinenses, se aderirem ao processo, possam ter acesso à vacina CoronaVac. A Federação Catarinense e o governo paulista mantêm tratativas para o acordo, faltando agora a assinatura entre as partes, o que deve acontecer nos próximos dias em São Paulo. A disponibilização das vacinas aos municípios irá acontecer após todas as autorizações necessárias, por isso não há uma previsão exata, mas com expectativas para que isso aconteça a partir do mês de fevereiro de 2021.

A Fecam quer garantir que o Estado de São Paulo faça a previsão de fornecer a vacina a Santa Catarina após a aprovação de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e que os municípios e os consórcios públicos possam adquirir e iniciar a imunização. O protocolo coloca as prefeituras catarinenses na previsibilidade de, quando a vacina estiver disponível no Brasil, possam comprar as doses do imunizante. “Assim que soubemos deste protocolo de intenções já nos manifestamos de forma favorável. Aguardamos todos os testes e autorizações para que as pessoas possam se imunizar com segurança. Assim já iniciamos todo um planejamento de imunização da população lageana quando as vacinas estiverem devidamente testadas e aprovadas pelos órgãos competentes”, comenta o prefeito em exercício Juliano Polese.

A CoronaVac está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria do Instituto Butantan/SP. A vacina está em sua fase III de desenvolvimento no país, que é a última etapa de estudo antes da obtenção do registro sanitário e a disponibilização para a população.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.