Coronavírus Compartilhar
Alerta

Pandemia da Covid-19 “não está nem perto do fim”, alerta OMS

Tedros Adhamon reforçou que a ômicron está lotando unidades de saúde em todo o mundo

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Chefe da OMS disse sobre sua preocupação com os país que têm baixas taxas de vacinação | Flirck
Chefe da OMS disse sobre sua preocupação com os país que têm baixas taxas de vacinação | Flirck

A pandemia do novo coronavírus “não está nem perto do fim”, alertou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom. O comunicado ao líderes mundiais foi feito em entrevista coletiva na sede da OMS, em Genebra, na Suíça.

O diretor-geral da OMS advertiu ainda sobre a narrativa de que a variante ômicron seja mais leve que as anteriores. “Não se engane, a ômicron está causando hospitalizações e mortes. E mesmo os casos menos graves estão enchendo as unidades de saúde”, disse.
 
Na visão de Tedros, com o crescimento global da ômicron, novas variantes provavelmente vão surgir. Ele sugere que o rastreamento e a avaliação permaneçam reforçados. Tedros Adhamom pontuou ainda sua preocupação com os países que têm baixas taxas de vacinação “pois as pessoas correm muito mais risco de doenças graves e morte se não forem vacinadas”. 
 
Além de Tedros, o diretor de emergências da OMS, Mike Ryan, também alertou sobre o  aumento da transmissibilidade da ômicron. Mike Ryan acredita que essa situação levará a um aumento nas hospitalizações e mortes, especialmente em países onde menos pessoas são v

Números da pandemia

A propagação da variante ômicron está em alta velocidade. Na Europa, vários países registraram recordes de infecções nos últimos dias. A França notificou quase meio milhão de casos diários nessa terça-feira (18), quatro vezes mais que o dia anterior.

A Alemanha registrou, pela primeira vez desde o início da pandemia, mais de 100 mil novas infecções. As autoridades dinamarquesas relataram recorde de 33,49 mil novos casos diários de covid-19 nas últimas 24 horas. A Itália registrou 228,17 mil novas infecções, contra 83,4 mil no dia anterior.

Portugal também teve novo recorde de casos ontem, com mais 43,72 mil infecções e 46 mortes, número maior desde fevereiro. As internações voltaram a aumentar, com 1,95 mil pessoas, das quais 160 em cuidados intensivos. Na última semana, a OMS estima que a Ômicron chegou a 18 milhões de novas infecções em todo o mundo.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.