Coronavírus Compartilhar
Insumos para vacinação

Superintendente de Vigilância em Saúde visita centro de distribuição para resolver detalhes da logística de vacinação

Mais de 5,3 milhões de unidades, entre seringas e agulhas, já foram encaminhadas aos municípios.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Fotos: Robson Valverde| SES
Foto: Fotos: Robson Valverde| SES

O novo superintendente de Vigilância em Saúde (SUV) de Santa Catarina, Eduardo Macário, visitou o centro de distribuição onde estão armazenadas as seringas e agulhas que serão utilizadas para a vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina.

Macário já acompanha o trabalho de logística que será realizado para o envio de insumos e da vacina. Mais de 5,3 milhões de unidades, entre seringas e agulhas, já foram encaminhadas aos municípios.

O novo superintendente ressaltou que a partir da autorização da Anvisa e da disponibilização da vacina, o Estado está preparado para fazer toda a parte logística, com a recepção e a distribuição para as regionais e, consequentemente, para os municípios. A campanha de vacinação contra a Covid-19 contará com o apoio de todas as estruturas do Governo do Estado.

Santa Catarina está alinhada ao Plano Nacional de Imunização, assim a responsabilidade da compra das doses de vacina é do Governo Federal. Há um valor de R$ 300 milhões separados em caixa para a aquisição de vacinas por parte do Governo do Estado, caso seja necessário.

Estoques atuais e previsão

A distribuição de materiais e insumos para os municípios já começou.  A Secretaria de Estado da Saúde conta com estoques disponíveis para o início da vacinação contra a Covid-19.

Insumos para vacinação da Covid-19 em SC:

Agulhas
Estoque central (Almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde): 710 mil de unidades
Distribuído aos municípios: 2,3 milhões de unidades
Total: 3,06 milhões

Seringas
Estoque central (Almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde): 6,5 milhões de unidades
Distribuído aos municípios: 3 milhões de unidades
Total: 9,5 milhões de unidades

Previsão de entrega para os próximos cinco dias:
7 milhões de agulhas
500 mil seringas

Para esse cálculo a SES não está considerando as aquisições realizadas diretamente pelos municípios e nem os estoques já entregues aos hospitais para a vacinação das equipes destas unidades. Além disso, outras atas para aquisição estão em aberto. Ressalta-se que a Secretaria de Estado da Saúde já oficializou o Ministério da Saúde para que as requisições de estoques de empresas sediadas em Santa Catarina permaneçam à disposição do Estado.

Apresentação do novo superintendente

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, anunciou na manhã desta sexta-feira (15), Eduardo Macário como o novo superintendente de Vigilância em Saúde (SUV) de Santa Catarina. Macário já atuou como diretor de Vigilância Epidemiológica no Governo do Estado (DIVE-SC) e estava no Ministério da Saúde nos últimos dois anos, onde atuou como diretor de Análise em Saúde.

Eduardo Macário
Foto: Foto: Robson Valverde | SES

Ao apresentar Macário para a equipe, o secretário Motta Ribeiro destacou a alta qualificação técnica do profissional, que é formado em Farmácia e possui doutorado em Epidemiologia. Ele também agradeceu o serviço prestado por Raquel Bittencourt, que deixa o cargo no fim do mês.

“O Eduardo Macário tem todas as condições para dar prosseguimento ao grande trabalho realizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV). É um quadro extremamente qualificado, que já conhece a nossa estrutura e será muito importante para os desafios que temos pela frente, em especial a vacinação contra a Covid-19”, disse Motta Ribeiro.

Eduardo Macário salienta que, embora haja uma perspectiva real de chegada da vacina nos próximos dias, não pode haver um relaxamento da população. Ele assegura que o Estado está preparado para fazer a logística da distribuição aos municípios.


>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.