“Não sabíamos que a permanência na faixa de areia estava proibida” – afirmam turistas em Balneário Camboriú
Diversos pontos de aglomeração se formaram na Praia Central de Balneário Camboriú.
• Atualizado
Foi mais um domingo pré-feriado de praia lotada no Litoral Norte de Santa Catarina. Diversos pontos de aglomeração se formaram na Praia Central de Balneário Camboriú. Muitas pessoas permaneceram por horas e horas na faixa de areia, o que ainda não é permitido pelo decreto estadual em vigor.
Em cidades localizadas nas regiões com risco grave de contaminação pelo coronavírus, como é o caso de Balneário Camboriú, os espaços públicos de uso comum, como praias, podem ser frequentados apenas para atividades físicas individuais.
Mas muita gente que veio de longe para passar o fim de semana prolongado aqui não sabia desse detalhe, como o Ney Scaravelli e seus amigos, que vieram de Maringá/PR.
“Reunimos uma galera e viemos para cá, pois esse ano de pandemia foi complicado, resolvemos distrair um pouco a cabeça, mas sempre respeitando as leis sanitárias e se protegendo. Não sabíamos que a permanecia na faixa de areia não está permitida, inclusive passou a fiscalização aqui e não nos falou nada”, destaca ele.
MP acompanha situação
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) emitiu um comunicado à prefeitura de Balneário Camboriú na semana passada e recomendou que fossem tomadas medidas concretas de prevenção e fiscalização ao coronavírus durante o feriado prolongado. O não atendimento a recomendação é passível ao ajuizamento de uma ação. O MP está acompanhando as medidas.
O município está realizando a Operação Se Cuida BC, que tem o objetivo de orientar as pessoas e fiscalizar os pontos de maior fluxo da cidade. Mais de 300 servidores públicos estão atuando, segundo prefeitura.
Bares lotados em Itajaí
Já em Itajaí, a Praia Brava não esteve tão movimentada durante o domingo. Em compensação, no fim da tarde, as aglomerações se formaram em torno dos bares. Teve até fila para disputar a entrada. Na última semana, o município atualizou as regras para enfrentamento à pandemia conforme a Matriz de Risco Grave do estado.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO