Matriz de risco mostra 12 regiões em nível gravíssimo em Santa Catarina
Essa diminuição pode ser real ou ocasionada por feriados e a diminuição no número de profissionais que reportam, ao sistema, os casos."
• Atualizado
A Matriz de Risco Potencial divulgada nesta quarta-feira, 30, pelo Governo de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Saúde classifica 12 das 16 regiões de saúde do estado como em alerta gravíssimo (cor vermelha).
As regiões de Xanxerê, Oeste, Médio Vale do Itajai e Grande Florianópolis obtiveram avanços e foram reclassificadas para o nível Grave, cor laranja. Na semana passada todas as regiões estavam em nível gravissimo, ou seja, em alerta máximo para a Covid-19. O maior avanço foi registrado no quesito transmiissibilidade, onde apenas a região do Alto Uruguai permanece em estado gravissimo.
De acordo com a epidemiologisra Maria Cristina Willemann, a redução do número de casos foi o principal motivo para a melhoria do cenário.
“A maioria das regiões segue com uma ocupação de leitos maior que 80%, temos também um número alto de óbitos. Essa melhora na matriz se deve a redução do número de casos, mas é preciso estar atento aos dados, essa diminuição pode ser real ou ocasionada pelos feriados e uma diminuição no número de profissionais que reportam, ao sistema, os casos.”
Desde o dia 23 de dezembro, data de divulgação da última matriz, Santa Catarina registrou 13.736 novos casos e 276 mortes causadas pela covid-19.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO