HU anuncia fechamento da UTI Covid após redução de casos graves
A ala foi aberta em março de 2020, sendo que desde então foram internados na unidade 494 pacientes.
• Atualizado
Com a redução expressiva no número de casos graves infectados pela covid-19, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), integrante da Rede de Atenção à Saúde do Estado de Santa Catarina, desativou, na segunda-feira (20), a UTI Covid que chegou a ter 18 leitos.
A UTI Covid do HU-UFSC foi aberta em março de 2020, sendo que desde então foram internados na unidade 494 pacientes. Em março de 2021, a unidade chegou a atender 53 pacientes. A taxa de mortalidade de internados com covid-19 na UTI do HU-UFSC caiu de 27%, em 2020, para 20%, em 2021. Para efeito de comparação, dados da Associação de Medicina Intensiva Brasileira apontavam, na época, uma taxa de 50% nas UTIs da rede pública e 30% na rede particular.
A medida foi aprovada na Comissão Intergestores Regional, uma organização de instância colegiada entre os gestores municipais de Santa Catarina. Essa decisão tem sido adotada em outros hospitais do Brasil e ajuda a retomar o foco nos demais serviços assistenciais.
A direção do hospital fez questão de ressaltar a importância das equipes envolvidas no trabalho. “A direção destacou o compromisso e a agilidade das equipes administrativas, bem como a coragem e dedicação de todos os envolvidos nas áreas de apoios, assistenciais e terceirizados, temporários e efetivos, que estiveram na linha de frente desde o início. Em todos os momentos os profissionais se empenharam em fazer valer o propósito de salvar vidas. De acordo com a Superintendência, um dos pontos fortes da atuação das equipes foi a criação e execução do plano de contingência, dos protocolos, capacitações e mesmo a interdisciplinaridade, que permitiu um atendimento orientado e sistematizado”, anunciou.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
A atuação da Administração Central da Ebserh foi outra característica marcante durante a pandemia. Junto à rede de Hospitais Universitários Federais agregou conhecimentos, melhorias de processos e recursos para o enfrentamento, especialmente na compra centralizada de materiais, medicamentos, equipamentos e na contratação emergencial de pessoal, num total de 256 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, biomédicos, técnicos em análises clínicas, técnicos em radiologia, nutricionistas, fonoaudiólogos, analistas de RH e engenheiros mecânicos.
O hospital ressalta a necessidade de manutenção de todas as medidas sanitárias de prevenção e orienta a comunidade a realizar a vacinação completa contra a covid-19. “O HU/UFSC deixa um legado nesse combate à pandemia e está preparado para retomar a sua estrutura pelo bem e interesse público”, acrescentou a direção da instituição.
Fonte: Assessoria de Comunicação UFSC
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO