Hospital de Santo Amaro suspende cirurgias por superlotação
Os pacientes classificados como não urgentes serão encaminhados para outros pontos de atendimento.
• Atualizado
O Hospital São Francisco de Assis, em Santo Amaro da Imperatriz emitiu um comunicado divulgando medidas para os atendimentos emergenciais na unidade, que passa por momento delicado devido a crise da Covid-19.
O documento relata que nas últimas 24 horas, a unidade teve 10 pacientes graves na emergência, incluindo duas crianças. No local há apenas dois aparelhos de reanimação com ventilador mecânico. Foi necessário adaptar leitos de observação da emergência com monitores cardíacos do Centro Cirúrgico para conseguir monitorar os doentes. Além de 18 pacientes internados nas enfermarias – ala COVID e de Clínica Médica.
Desde maio de 2020, havia um Centro de Triagem para COVID-19, anexado ao Hospital, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Imperatriz, que contava com ajuda financeira para custeio de um médico a mais na equipe para o período das 8 às 22h, de domingo a domingo, assim como para mais enfermeiros e, inclusive, funcionários para os serviços gerais.
De acordo com o Hospital a prefeitura rompeu a parceria sem aviso prévio oficial. Neste novo modelo, o hospital atende o município com os horários reduzidos para acolhimento de casos que não estejam relacionados a Covid-19. O documento ressalta que na unidade são atendidos, além de pacientes de Santo Amaro, pessoas de Palhoça e Águas Mornas.
O contato com os secretários municipais de saúde já foram estabelecidos e há possibilidade de instalação de leitos provisórios de UTI. Mas para a atual conjuntura, o hospital decidiu reduzir os atendimentos. As cirurgias eletivas serão suspensas e haverá classificação de risco mais criteriosa na triagem. Os pacientes classificados como não urgentes serão encaminhados para outros pontos de atendimento.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO