Funerais para óbitos após 21 dias do começo dos sintomas da Covid-19, podem acontecer de caixão aberto
Novas recomendações foram divulgadas em nota técnica da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVE).
• Atualizado
A Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVE) atualizou a nova nota técnica 025/2020 a qual orienta sobre a realização de velórios no estado no que se refere às vítimas da Covid-19. De acordo com a atualização, os funerais para óbitos ocorridos após 21 dias ou mais do início dos sintomas de Covid-19, poderão ocorrer com caixão aberto, seguindo as recomendações da DIVE.
Atendendo à atual situação epidemiológica, os funerais deverão acontecer com o menor número possível de pessoas, preferencialmente apenas os familiares mais próximos, para diminuir a probabilidade de contágio e como medida para controlar os casos de Covid-19 e serem realizados somente no dia do sepultamento.
As pessoas devem seguir as medidas de higiene das mãos e de etiqueta respiratória, em todas as circunstâncias, evitando apertos de mão e outros tipos de contato físico entre os participantes do funeral.
Recomenda-se que as pessoas dos grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica), não participem nos funerais; bem como, pessoas com sintomas respiratórios.
Os velórios devem ser realizados preferencialmente em capelas mortuárias, com os ambientes ventilados, intensificando a frequência de higienização: das salas, copas, banheiros, maçanetas, mesas, balcões, cadeiras, entre outros.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO