Estudo indica que registros diários de Covid-19 continuam elevados em SC
De acordo com o Boletim, SC passou para o 2º lugar no ranking nacional dentre os estados com o maior número de registros da doença a cada 100 mil habitantes
• Atualizado
O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou a 58ª edição do boletim semanal Covid-19 em SC. Com o título Novos registros diários da Covid-19 continuam elevados em Santa Catarina, o artigo foi assinado por Lauro Mattei, coordenador-geral do Necat e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC.
Na semana em análise (11 a 18 de junho), o estado registrou 20.107 novos casos e 344 óbitos – uma média de 2.872 casos e 49 mortes por dia. “O patamar extremamente alto desses dois indicadores revela que o nível de contágio da população catarinense permanece em ritmo bastante acelerado, fato que configura uma situação da pandemia ainda muito grave no estado”, aponta o estudo.
O texto também chama atenção para o fato de que, apesar de a média semanal móvel de casos ter reduzido 8% em relação à semana anterior, ela apresenta 28% de aumento em relação aos últimos 14 dias. O número de casos ativos, que superou a marca de 23 mil pessoas, também indica uma elevada contaminação da população e “a possibilidade concreta de geração de sobrecarga no sistema estadual de saúde. Tanto é assim que na data de elaboração do boletim aproximadamente 45 pessoas ainda aguardavam na fila de espera por um leito de UTI Covid-19”.
De acordo com o Boletim, SC passou para o 2º lugar no ranking nacional dentre os estados com o maior número de registros da doença a cada 100 mil habitantes e, em termos absolutos, para o 6º estado como maior número de casos e 10º estado com maior número de óbitos.
O texto completo pode ser acessado no site do Necat, onde também podem ser encontrados os boletins anteriores.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO