Coronavírus Compartilhar
Imunização

Entenda a importância de respeitar os prazos entre as vacinas

A vacina da gripe não diminui o risco de contágio pelo novo coronavírus, mas protege o paciente contra a infecção causada pelas cepas do vírus influenza que fazem parte da sua formulação.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Leandro Schmidt
Foto: Leandro Schmidt

A vacina da gripe começa a ser disponibilizada a população, e é importante ficar atentos aos prazos entre uma vacina e outra. O alerta é feito pela médica Myrna Campagnoli.

“Como estamos em plena campanha de imunização do coronavirus é importante respeitar os prazos entre as vacinas”, explica a médica.

A vacina da gripe é de vírus inativado, não precisa de intervalo entre vacinas. A vacina tríplice viral, por exemplo, é de vírus atenuado, ou seja, vivo. As vacinas de vírus vivo ou são feitas no mesmo dia, ou com 30 dias de intervalo. O prazo para tomar outra vacinas após a da Covid é de 14 dias.

Além da pandemia pela Covid-19, outro problema de saúde enfrentado todos os anos pela população é a gripe H1N1, provocada pelo vírus influenza, que é altamente contagioso, especialmente nas épocas mais frias do ano. Pacientes que tenham tomado a vacina da Covid-19 devem esperar 15 dias para aplicação de outro imunizante.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), uma pessoa doente com a Covid-19 transmite o vírus, em média, a outras 2,74 pessoas. A taxa de transmissão do influenza H1N1 pode chegar a 1,5, o que é bastante elevado. A campanha da vacinação da gripe é extremamente importante para não aumentar a sobrecarga do sistema de saúde e comprometer ainda mais a disponibilidade de leitos nos hospitais. Atualmente, a população presencia o pior cenário da pandemia da Covid-19, além dos altos números de óbitos, os leitos de hospitais estão com alta taxa de ocupação. A vacina da gripe pode evitar as formas graves da infecção pelo vírus influenza reduzindo a necessidade de atendimento hospitalar.

“A vacina da gripe não diminui o risco de contágio pelo novo coronavírus. Ela protege o paciente contra a infecção causada pelas cepas do vírus influenza que fazem parte da sua formulação. Essas são as cepas mais comuns neste ano. Outro aspecto positivo é que com menos infectados pelo influenza, menor a possibilidade de confundir sintomas de gripe como os de infecção por coronavírus e retardar as medidas de isolamento e cuidados”, reforça Myrna Campagnoli.

A gripe é uma infecção do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que circula o ano todo, tem fácil transmissão – pelo ar, por exemplo – e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Os sinais da doença começam com febre, dor no corpo e tosse seca. Normalmente, a evolução ocorre de um a quatro dias após o contágio. A infecção pode ser grave e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco – pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos com diabetes, hipertensão ou imunodeficiência, que são mais vulneráveis ao vírus.

Quem deve tomar a vacina da gripe

Toda a população, independente de idade, deve tomar a vacina contra o vírus influenza. Os grupos de maior risco devem procurar o quanto antes receber a dose da vacina:
• Idosos com mais de 60 anos
• Adultos com 55 a 59 anos
• Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
• Gestantes
• Puérperas que deram à luz nos últimos 45 dias
• Trabalhadores da área de saúde
• Professores de escolas públicas e privadas
• Povos indígenas
• Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas (veja mais abaixo)
• Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas
• População privada de liberdade
• Funcionários do sistema prisional
• Profissionais de forças de segurança e salvamento (policiais e bombeiros, por exemplo)
A vacina é segura e eficaz no combate aos quadros graves da gripe é, por ser produzida com Vírus morto não é capaz de produzir doença mesmo nas pessoas mais vulneráveis.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.