Coronavírus Compartilhar
Situação crítica

Em Chapecó, Governador Carlos Moisés trata de abertura de leitos no Hospital Regional do Oeste

A visita do governador ao município visa buscar novas ações para minimizar o colapso no sistema de saúde da região

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Governo de SC | Divulgação
Foto: Governo de SC | Divulgação

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, chegou em Chapecó por volta das 13h30 e foi recepcionado pelo prefeito João Rodrigues. O primeiro compromisso do governador será uma visita ao Hospital Regional do Oeste, onde irá tratar da ampliação dos leitos de UTI e enfermaria.

Hoje, o HRO tem 41 internados na ala UTI-Covid, 31 na Enfermaria e 18 em outros setores. Desde janeiro, mais de 100 pessoas já foram transferidas para UTIs de outros hospitais. Por conta disso, o prefeito João Rodrigues está buscando com o apoio do Estado e Ministério da Saúde a ativação de mais leitos para atender a demanda da região.

Foto: Governo de SC | Divulgação

Posteriormente haverá uma reunião com prefeitos da região. Às 16h o governador instala o Centro Integrado de Operações para Enfrentamento à Covid-19, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Chapecó, no bairro Desbravador.

Desde ontem também estão na região o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o chefe da Casa Civil, Eron Giordani e o superintendente do Ministério da Saúde, Rogério Ribeiro.

Gabinete de crise em Chapecó

O Governo de Santa Catarina, realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (15), para abordar as ações de enfrentamento contra a Covid-19 na região do Oeste. Participam da coletiva o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, além do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e o superintendente do Ministério da Saúde em SC, Rogério Ribeiro.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues iniciou a coletiva afirmando a necessidade da coletividade nas ações “de nada adianta restringir e fazer decretos se não tivermos atitudes paralelas.”, afirmou o prefeito. João Rodrigues destacou que governo Federal, do Estado e do Município estão unidos para trabalhar em conjunto para solucionar o problema.

O Governo do Estado instalou um Centro Integrado de Operações para enfrentamento à Covid-19 em Chapecó e região. Apenas em fevereiro, 54 pacientes que necessitavam de leitos de UTI Covid foram transferidos de hospitais do Oeste para unidades em outras regiões do Estado.

Leitos de UTI

A expectativa inicial para a região do Oeste é a abertura de 22 novos leitos para auxiliar a situação na região. “Tenho certeza que até o final da semana teremos nova estruturação de leitos em Chapecó”, garantiu o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. Além disso, destacou que em caso de necessidade, hospitais de outras regiões poderão receber pacientes. O secretário afirmou ainda que a estrutura do Oeste será mantida enquanto for necessário.

Aumento significativo de casos no Oeste

André Motta Ribeiro destacou que o vírus se adapta à diversas regiões, com diferentes climas. Entretanto, reafirmou que as ações da população impactam diretamente no aumento dos casos, sendo necessário manter a utilização de máscaras, distanciamento social e as demais medidas de segurança contra Covid-19. Além disso, o secretário não descartou a circulação de novas cepas na região, o que pode ter contribuído para o aumento de casos e internações “É fato que as cepas estão circulando pelo país inteiro”, disse André Motta Ribeiro.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamentebasta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.