Diretor da Unimed Chapecó alerta para possibilidade de colapso na saúde
O médico explica que as equipes de profissionais que atuam na linha de frente desde março estão altamente capacitadas, mas ao mesmo tempo extenuadas.
• Atualizado
Desde o início da pandemia, Chapecó contabiliza 10.086 casos de Covid-19 e 89 mortes. No último Boletim Epidemiológico, a cidade comunicou possuir 86 internados, sendo 36 em UTI e 50 em enfermaria. Em comunicado publicado na tarde desta quinta-feira, 26, a Unimed Chapecó enfatizou a importância do engajamento da população em relação às medidas de combate à disseminação da covid-19.
Os números de pacientes internados com a doença sobe diariamente o que pode resultar no esgotamento dos recursos humanos e físicos disponíveis no Sistema de Saúde do município.
De acordo com o cirurgião vascular e diretor hospitalar da Unimed Chapecó, Dr. Mário Goto, a cooperativa médica ampliou o número de leitos de enfermaria para atender a demanda. “Desde o início da pandemia esse é o período de maior procura por atendimento de doenças respiratórias, aproximadamente 200 pessoas diariamente, por isso triplicamos a equipe médica e aumentamos a equipe assistencial”. Contudo, o diretor alerta para o elevado número de profissionais da área da saúde doentes e o impacto dessas ausências.
O médico explica que as equipes de profissionais que atuam na linha de frente desde março estão altamente capacitadas, mas ao mesmo tempo extenuadas. “Compreendemos na necessidade de atendimento à população, contudo quando saímos de uma média de 40 para 200 atendimentos, não há estrutura suficiente para suprir a demanda”. Goto reforça o pedido para que a população continue seguindo as medidas de combate à pandemia “Peço para que todas as pessoas se cuidem e ao mesmo tempo agradecemos a todos os profissionais da área da saúde que atuam incansavelmente”.
Segundo o Mapa de Matriz de Risco do coronavírus divulgado nos últimos dias, o estado se encontra com 13 das 16 regiões com risco gravíssimo de contágio. Outras três regiões (Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí e Alto Uruguai) estão com risco grave.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO