Covid-19: Reino Unido aprova primeira vacina bivalente contra a doença
Imunizante resulta em um alto índice de proteção contra a ômicron e cepas BA.4 e BA.5
• Atualizado
O Reino Unido anunciou, nesta segunda-feira (15), a aprovação da primeira vacina bivalente contra a covid-19 para adultos. O imunizante, fabricado pela farmacêutica Moderna, conta com cepas do vírus original (SARS-CoV-2) e da variante ômicron, de rápida propagação, e deverá ser utilizado como dose de reforço.
Segundo a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde (MHRA, na sigla em inglês), o produto foi aprovado com base em ensaios clínicos, que mostraram a qualidade, segurança e eficácia exigida. No geral, o imunizante resulta em um alto índice de proteção contra a ômicron, bem como das cepas BA.4 e BA.5.
“Estamos muito satisfeitos com a autorização do MHRA da nossa vacina covid-19 de próxima geração. Isso representa a primeira autorização de uma vacina bivalente contendo a ômicron, destacando ainda mais a dedicação e liderança das autoridades de saúde pública”, disse Stéphane Bancel, Diretor Executivo da Moderna.
Ele ressaltou que o imunizante mostrou uma amplitude superior da resposta imune sobre a vacina original, após a terceira aplicação.
“Esta vacina bivalente tem um papel importante a desempenhar na proteção das pessoas no Reino Unido à medida que entramos nos meses de inverno”, acrescentou.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO