Coronavírus Compartilhar
Atenção!

Cidades catarinenses suspendem vacinação contra Covid-19 em gestantes

Florianópolis, Lages, Biguaçu, Balneário Camboriú e Brusque emitiram nota comunicando a suspensão

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Diversas cidades suspenderam a vacinação de gestantes em Santa Catarina. Em virtude do comunicado emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na noite dessa segunda-feira (11) que orienta a suspensão da vacinação de gestantes com a vacina da AstraZeneca, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por precaução, decidiu suspender temporariamente a vacinação contra a Covid-19 de gestantes em todo o Estado.

A SES/SC aguarda o pronunciamento oficial do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa para orientar as equipes de imunização sobre a continuidade da vacinação das gestantes contra a Covid-19 em Santa Catarina.

Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, informou que seguirá a recomendação da ANVISA e Governo Estadual e suspenderá a vacinação de gestantes contra o novo Coronavírus. A vacinação seguirá acontecendo para puérperas com até 45 dias após o parto, pessoas com comorbidades e pessoas de 60 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose de vacina. A administração municipal reitera que nesta terça-feira (11), todas as gestantes foram vacinadas com vacinas da Pfizer.

Lages

A Prefeitura Municipal de Lages através da Secretaria Municipal de Saúde publicou:

Por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), através de nota técnica emitida na noite da última Segunda-Feira (10), comunica que a vacinação para gestantes com a vacina AstraZeneca/Fiocruz está suspensa no município.

A orientação da Anvisa determina que: “a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país”. Complementa ainda: “A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica”.

Por este motivo, a Secretaria de Saúde resolve suspender temporariamente a vacinação em gestantes no município de Lages, até que haja manifestação oficial por meio do Governo do Estado e da Anvisa. Ressaltando que a vacinação estava sendo aplicada apenas em gestantes com comorbidades.

Biguaçu

A vacinação de gestantes com comorbidades contra a COVID-19 em Biguaçu, prevista para ser iniciada nesta terça-feira (11), está suspensa. A Secretaria Municipal de Saúde informa que não tem em estoque quantitativo de doses da Coronavac/Sinovac/Butantan para esse grupo e que a última remessa recebida via Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde está sendo utilizada para a aplicação da segunda dose em idosos com 66 anos ou mais, que ocorre nesta terça-feira, das 8h às 17h, no sistema Drive Thru, na Univali, bairro Universitário, e para pedestres na Igreja São João Evangelista, Praça Nereu Ramos, no Centro.

Já a aplicação das doses em puérperas (até 45 dias após o parto) seguirá sendo realizada normalmente nesta terça-feira e amanhã (12), conforme cronograma divulgado pela Prefeitura na semana passada, que abrange os grupos prioritários da primeira etapa de pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos (veja abaixo).

A vacinação desses grupos teve início na segunda-feira para pessoas com Síndrome de Down e transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea. A aplicação do imunizante está ocorrendo das 8h às 18h na Policlínica Municipal, na Rua Vereador Emídio Amorim Veríssimo, 114, bairro Praia João Rosa.

Balneário Camboriú

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. Em virtude desde comunicado da Anvisa, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, por precaução, decidiu suspender temporariamente a vacinação contra a Covid-19 de gestantes.

A Secretaria de Saúde aguarda o pronunciamento oficial do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa para orientar as equipes de imunização sobre a continuidade da vacinação das gestantes contra a Covid-19 em Balneário Camboriú.

Brusque

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque informou que, a partir desta terça-feira (11), está suspensa temporariamente a imunização de gestantes contra a Covid-19 na cidade. A medida é preventiva, até que o município receba um posicionamento oficial da Câmara Técnica Regional de Vigilância Epidemiológica. A suspensão da vacinação a gestantes em Brusque tem caráter preventivo.

Jaraguá do Sul

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na tarde desta terça-feira (11), nova orientação da Secretaria de Estado da Saúde para suspender, temporariamente, a vacinação contra covid-19 em gestantes, com os três imunizantes disponíveis para esta finalidade (AstraZeneca, CoronaVac, e Pfizer). A medida é uma forma de precaução até a emissão da Nota Técnica do Ministério da Saúde sobre o assunto.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.