Chapecó já recebeu 5.237 doses de vacina
As doses de Oxford serão utilizadas depois que foram utilizadas as doses de Coronavac, que chegaram há mais de uma semana.
• Atualizado
No final da manhã de quarta-feira (27), a secretaria de Saúde de Chapecó retirou 1870 doses da vacina Oxford-AstraZeneca na macrorregional de Saúde, e as levou para a central de frios do município, onde ficarão armazenadas.
De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Rodrigo Momoli, as doses de Oxford serão utilizadas depois que foram utilizadas as doses de Coronavac, que chegaram há mais de uma semana. Somando as duas, Chapecó rececebeu 5.237 doses, sendo que 1.156 são específicas para a vacinação dos indígenas da Aldeia Kondá e Toldo Chimbangue. No grupo prioritário estão também os 6.678 profissionais de saúde e idosos asilados.
A vacinação dos profissionais de saúde começou pelas alas Covid das UTIs dos hospitais, passando para enfermaria e ambulatórios municipais.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Lígia Schacht, até o início da tarde da segunda-feira já tinham sido vacinadas 1.427 pessoas. Na segunda-feira foram distribuídas 696 doses para o Hospital Regional do Oeste, Hospital da Criança, Hospital Unimed e indígenas.
A vacinação neste início é um pouco mais demorada do que o normal pelos protocolos de segurança e isolamento, principalmente por envolver as áreas mais sensíveis. Além disso as doses ainda não contemplam a totalidade do primeiro grupo, que somam 16 mil pessoas. Por isso a recomendação é de que cada grupo aguarde ser chamado.
Na segunda fase de vacinação estão previstos as pessoas entre 60 e 74 anos, que somam 23 mil em Chapecó.
A terceira etapa prevê cerca de 30 mil pessoas que apresentam alguma comorbidade, como diabetes, hipertensão, doença renal, cardiovascular, entre outras. A quarta fase engloba professores e profissionais de forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO